A alegria de um reencontro
Em clima de festa, samba e churrasco, amigos se reencontravam e trocavam lembranças do tempo de escola na 2ª Confraternização do Colégio de Aplicação, atual Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE). O evento realizado no sábado, 3/12, reunia no pátio do colégio professores, pais, alunos e ex-alunos de várias gerações, que vieram de outros estados para celebrarem juntos a memória da escola.

Muita agitação e conversa no reencontro de professores e estudantes
“Nós ficamos orgulhosos de ver quantas pessoas já passaram pelo Colégio de Aplicação e, agora, retornam com os olhos brilhando de saudades da nossa escola”, comenta Maria José de Oliveira Faria, diretora do CEPAE. Essa celebração é importante para reafirmar a história da escola, o trabalho realizado, o que está sendo realizado e incentiva uma nova história.
Nesta edição do evento, o destaque foi o lançamento do primeiro livro do professor Geraldo Faria Campos, Janelas da liberdade. A obra, que compila crônicas e poemas, foi organizada por ex-alunos e colegas do autor e editado pelo Centro Editorial e Gráfico da UFG (CEGRAF).

Depois de anos lecionando Língua Portuguesa, Geraldo Faria lança seu primeiro livro
Ex-alunos saudosistas homenagearam os professores de sua época: Airton Veloso, Vitor Alves e Zaíra da Cunha Melo, que emocionou a todos com seu agradecimento: ”o Colégio de Aplicação sempre esteve no meu coração. Foi um sonho lindo que eu vivi e estou revivendo agora nessa confraternização”.
Outro depoimento que tirou suspiros do público foi o da ex-aluna Rosane Martins ao homenagear Vitor Alves: “Por trás dos alunos havia professores muito especiais e altamente qualificados, que contribuíram muito para que nos tornássemos quem somos hoje. Dentre eles, o professor Vitor, que me fascinava com o entusiasmo e a alegria de conduzir as aulas. Com ele, as aulas de português eram um prazer, que nos tornou amantes da literatura e da língua portuguesa”. Além dos professores, os pais também foram lembrados como parte importante na construção do sucesso da instituição.
O segundo encontro do Colégio de Aplicação é apenas o começo de várias celebrações de uma história iniciada em 1968 e que, agora, continua sua trajetória como CEPAE. O reitor da UFG completou a solenidade com algumas palavras: “O Colégio de Aplicação é um formador de cidadãos, um modelo de ensino que deveria existir em mais colégios”.

Na mesa diretiva, o reitor da UFG falou sobre a educação do país
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Evento
