noticia8227.jpg

Encerramento afinado pela juventude

在 06/12/11 09:09 上。
O resultado da atuação de acadêmicos da UFG em escolas públicas, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), foi apresentado nesta sexta-feira

Patrícia da Veiga

Fotos: Reuben Lago

 

A percussão começou a entoar seu ritmo ainda do lado de fora do anfiteatro da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG. A plateia, formada por jovens e adolescentes, aguardava ansiosa pelas apresentações que viriam. Aos poucos, o som ecoou para dentro do ambiente e tomou por completo o centro do palco. “Ô abre alas”, de Chiquinha Gonzaga, deu partida ao recital de encerramento das atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido em parceria entre o curso de Licenciatura em Música da UFG, o Colégio Estadual Dom Abel, o Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida e o Colégio Lyceu de Goiânia.

Além da percussão, os estudantes que abriram a programação da manhã desta sexta-feira, 2/12, também cantaram em coral e tocaram flauta-doce, teclado, violão, trompete e saxofone. O grupo, composto por alunos de 6°, 7°, 8° e 9° anos do Colégio Estadual Dom Abel, apresentou ainda a marchinha de carnaval “Cabeleira do Zezé”, de João Roberto Kelly, e a canção de Natal “Anoiteceu”, de Mauro Motta e Carlos Colla.

 

De camiseta azul, em destaque, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Música regem estudantes do Colégio Estadual Dom Abel

Em seguida, as turmas de 2° e 3° anos de Ensino Médio do Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida cantaram em coral três músicas escolhidas durante as aulas ministradas pelos acadêmicos da Emac: “Primeiros Erros”, de Kiko Zambianchi, “Marca Evidente”, de Israel Ribeiro e Juarez Dias, e “Aí já era”, de Fernando Barros e Johnny Rodrigues. Juntamente com as canções, foram exibidos vídeos narrando os processos pedagógico e criativo dos estudantes, bem como os ensaios desenvolvidos ao longo de 2010 e 2011, tempo em que durou essa primeira etapa do Pibid.

A última escola a mostrar os resultados da parceria com a UFG foi o Lyceu de Goiás. Um tanto nervosos e bastante concentrados, os estudantes tocaram “Dust in the wind”, do grupo Kansas, “Over the Rainbow”, de Harold Arlen, e "Berimbau", de Baden Powell. Apurando as minúcias do estilo de Powell, a estudante Michelle Karem Cardoso Carvalho, do 1° ano, acompanhou o som do berimbau com voz e violão.

Ao final, os estudantes exibiram algo que não estava no programa: gravações de radionovelas desenvolvidas por meio de uma proposta interdisciplinar que envolveu a música, a educação e a comunicação. Eles também manifestaram-se por meio de um texto: “aprendemos a incluir pessoas nas suas possibilidades e a esperar nosso tempo. Com a música, não seremos mais os mesmos de antes”.

O Pibid é uma ação de política pública que integra a proposta de fortalecimento das licenciaturas em todo o país. Na UFG, desde 2010 envolve 19 acadêmicos do curso de Música. Por meio de um contrato similar ao de estágio, os estudantes são orientados em atividades de docência no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Nas três escolas estaduais envolvidas, a iniciação à licenciatura contou também com a participação de professores e professoras de Libras, possibilitando a inclusão de deficientes auditivos.

 

No encerramento das atividades do Pibid, o coral do Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida optou por apresentar canções populares entre os jovens

资源: Ascom/UFG

类别: Música