Professores da Escola de Engenharia Civil visitaram em missão França e Portugal

在 25/11/11 07:30 上。
Duplo diploma na Engenharia Civil foi um dos principais temas discutidos

Entre os dias 20 de setembro e 21 de outubro, os professores da Escola de Engenharia Civil (EEC), Oswaldo Cascudo e Helena Carasek, estiveram em uma missão de trabalho na França e em Portugal. A missão, com foco principal na França, foi realizada no âmbito do projeto BRAFITEC, financiado pela CAPES, que prevê a cooperação entre o INSA – Institut National des Sciences Appliquées - e a UFG.

O BRAFITEC é um projeto que visa a intensificar a cooperação bilateral entre o Brasil e a França por meio de parcerias universitárias nas especialidades das engenharias, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação, as iniciativas para aproximação de estrutura e conteúdos curriculares e de metodologias de ensino entre os dois países.

Atualmente, seis alunos de Engenharia Civil da UFG estão estudando na França com bolsa de um ano. O projeto, coordenado pelo professor Oswaldo Cascudo, já enviou 10 alunos nos últimos anos, além dos seis que lá estão atualmente, tendo a previsão de mais seis bolsas para o período de agosto de 2012 a julho de 2013.

Missão de Trabalho na França

A missão de trabalho na França envolveu a visita a cinco institutos do grupo INSA, que ficam nas cidades de Toulouse, Lyon, Strasbourg, Rennes e Rouen. Entre os assuntos tratados, foram discutidos aspectos das grades curriculares das duas instituições, bem como avaliadas as possibilidades de estágio para os alunos em intercâmbio.

Uma importante discussão ocorreu sobre a possibilidade de implantação do Programa Duplo Diploma, oferecido pelas Instituições Europeias de Ensino Superior há mais de 15 anos, sendo recente no Brasil, onde as pioneiras foram as Escolas de Engenharia. A ideia é que os alunos façam parte do curso no Brasil e outra parte na França, sendo um mínimo de dois anos no país estrangeiro para se ter direito aos dois diplomas. O duplo diploma é entendido pelas instituições francesas como uma ação relevante, pois valoriza o trabalho dos alunos em mobilidade, fortalece os vínculos institucionais e pereniza as interações internacionais, com reflexos inclusive na pesquisa e na pós-graduação.

Durante a missão, foram efetuados contatos com grupos de pesquisa das instituições visitadas, além do trabalho realizado de divulgação institucional da UFG, tendo sido apresentadas palestras pelos referidos professores nos INSAs de Lyon, Strasbourg, Rennes e Rouen. Em Toulouse, onde já existe interação da EEC em pesquisas, mediante o PPG-GECON/UFG, foram discutidos assuntos das colaborações em andamento, além de uma reunião específica concernente ao projeto de tradução para o português da obra francesa Durabilité du Béton, prevista para ser publicada no Brasil em 2012.

Missão de Trabalho em Portugal


Em Portugal, os professores Oswaldo Cascudo e Helena Carasek participaram de atividades relacionadas a duas pesquisas desenvolvidas em conjunto com a Universidade de Aveiro: uma sobre a temática da reabilitação de revestimentos de fachadas de edifícios históricos – Pesquisa AZULEJAR -, e a outra sobre o tema da durabilidade dos concretos estruturais produzidos com o resíduo de metacaulim.

Em ambas as pesquisas, há trabalhos de mestrado vinculados ao PPG-GECON. Houve a participação de um dos professores da UFG em uma banca de mestrado na Universidade de Aveiro, dentro da pesquisa do concreto com metacaulim, cujo aluno português, que defendeu o mestrado, esteve em intercâmbio na UFG para a realização de parte de sua pesquisa no Brasil.

Profs. Helena e Oswaldo com as alunas que estão fazendo intercâmbio no INSA

 Na França: Profs. Helena e Oswaldo com as alunas que estão fazendo intercâmbio no INSA

 

 

Em Portugal: Oswaldo e Helena com o diretor do departamento de Engenharia Civil, Paulo Cachim, e a vice-diretora, Ana Velosa, da Universidade de Aveiro

 

资源: Ascom/UFG