Estudantes participam de ação educativa com idosos em Goiânia
Estudantes da disciplina Promoção da Saúde da Faculdade de Enfermagem (FEN) e da disciplina de Estágio da Faculdade de Educação Física (FEF) participaram, na manhã do dia 3 de novembro, de uma caminhada e de atividades físicas com o grupo de idosos Ação e Participação da Vila Pedroso. A ação foi realizada no espaço de caminhada da Alameda Ricardo Paranhos, com o objetivo de conscientizar a população de que ter saúde é mais do que a ausência de doenças. De acordo com a professora Jaqueline de Lima, ter saúde envolve fatores como renda, segurança, acesso ao esporte, ao lazer e outros aspectos que não se limitam ao setor de saúde. O professor Tadeu Baptista complementou: “a perspectiva de formação dos professores para saúde pública, tendo como referência a saúde coletiva, pensando não só na parte biológica, mas também no social”.
A principal reivindicação desse projeto é conseguir com a Prefeitura de Goiânia áreas de lazer e esporte adequadas em todos os bairros, e não somente na região nobre da cidade. O grupo Ação e Participação existe há mais de dez anos, porém, não possui lugar adequado para realizar as suas atividades. De acordo coM Maria Cleusa, de 52 anos, eles não têm privacidade e apenas um horário reservado para a ginástica no ginásio onde realizam as atividades regularmente.

A estudante Julliane Freitas da FEN explica que essas atividades ajudam na manutenção da saúde dos idosos, e que uma vida saudável pode envolver também a interação em grupo. Ela destaca que essa experiência é enriquecedora, não só para a formação profissional, como também para a vida pessoal. Para Maria Cleusa, o mais importante do grupo é fazer amizades e se divertir durante as atividades.
A professora Jaqueline de Lima afirmou que a ideia é também conscientizar o grupo de que essa reivindicação é um direito deles, que não é necessário tomar partido em campanhas eleitorais para conquistar isso, o importante é cobrar das autoridades. “O Brasil é um país que está envelhecendo e os idosos precisam ter condições de envelhecer com qualidade de vida”, completa a professora. A agente comunitária Marizete Rodrigues destaca a importância da universidade nos projetos da Vila Pedroso. Para ela, com o apoio da UFG fica mais fácil conquistar os objetivos do grupo. Além das atividades físicas, são realizadas visitas culturais a museus e viagens para o interior.
资源: Ascom/UFG
