Primeira fase da XVI Maratona de Programação ocorre amanhã
Ocorre amanhã a primeira etapa da XVI Maratona de Programação. Os resultados vão definir os 50 times que vão competir na final brasileira, nos dias 4 e 5 de novembro, em Goiânia. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1996, e nasceu como uma forma de selecionar as melhores equipes para competirem no International Collegiate Programming Contest (ICPC), realizado pela Association for Computing Machinery (ACM), a congênere norte-americana da SBC.
Nas provas da Maratona, todo o trabalho é realizado por três pessoas, dispondo de apenas um computador para conseguir cumprir 8 tarefas em um prazo máximo de 5 horas. A estrutura obriga os competidores a trabalharem em equipe e cada erro atribui uma penalidade de tempo ao time. Há desde problemas que requerem apenas compreensão até os que exigem o uso de técnicas mais sofisticadas. Cada solução deve passar pelo crivo dos juízes da competição e o time que conseguir resolver mais problemas em um menor período de tempo é declarado o vencedor. Uma equipe formada por estudantes do Instituto de Informática da UFG treina há três anos para a maratona. A universidade já chegou às finais regionais por seis anos consecutivos.
No ano de 2010, mais de 22 mil estudantes de quase 2000 escolas de mais de 80 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas 100 (cerca de 0.5%) participaram das Finais Mundiais do evento, em Orlando, Estados Unidos. Seis times brasileiros estiveram presentes nas finais mundiais. Na América Latina, há três regiões; o Brasil, por suas dimensões continentais, representa uma delas sozinho. Os times classificados na etapa regional deste ano vão para a Final Mundial em Varsóvia, na Polônia, que deve ocorrer entre os dias 14 e 15 de maio de 2012.
Fuente: INF - UFG
Categorías: Competição
