noticia7908.jpg

UFG e SAMU buscam parceria para ampliar experiência profissional dos acadêmicos

Sur 26/09/11 05:35.
Projeto abre oportunidades em atendimento emergencial para estudantes de Medicina e Enfermagem

O serviço médico em Goiás carece de profissionais que estejam aptos a tratar situações específicas de urgência. Levando em conta essa realidade, a UFG está buscando uma parceria com o Sistema de Atendimento Móvel de Urgências de Goiás (SAMU-GO), para que alunos de medicina e enfermagem tenham experiência com a área.

Na reunião no gabinete da Reitoria realizada no último dia 8, quinta-feira, o reitor, Edward Madureira Brasil, os diretores das Faculdades de Medicina, Prof. Vardeli Alves, e Enfermagem, Prof. Marcelo Medeiros, além do coordenador de extensão da Faculdade de Medicina, Prof. Paulo Sucasas, receberam representantes do SAMU. “Acredito que a população só tem a ganhar com essa proposta”, opinou o diretor geral do SAMU, Fernando Bernardes. “É uma oportunidade que produzirá ganhos para os dois lados”, completou o reitor.

 


O projeto se destinaria a criar oportunidades para que alunos de enfermagem possam fazer estágio sob treinamento do órgão, e alunos de medicina que já estejam na fase do internato possam adquirir experiência no atendimento de emergências. Paulo Vêncio, diretor do Núcleo de Ensino Permanente do SAMU, destacou que a parceria pede algumas formalidades, como determinar a grade dos estudantes, no caso de um internato, ou delegar responsabilidades de acordo com o avanço do aluno no curso. “Também queríamos ver a possibilidade de usar o laboratório de simulação da Faculdade de Medicina”, sugeriu. O diretor clínico do SAMU, Paulo Cezar, acrescentou que o rendimento do aprendizado melhoraria muito com as aulas no laboratório; “a experiência prática ajuda a fixar melhor a teoria, o que gera resultados consideravelmente melhores em campo”, explicou.

Os diretores das Faculdades de Medicina e Enfermagem saudaram a proposta, e garantiram que vão procurar desde já meios para torná-la viável. “Se há vontade por parte do SAMU, já percorremos um bom caminho”, declarou o Prof. Vardeli. “Vejo a oportunidade na forma de uma possibilidade de estágio que ainda não tínhamos”, completou o professor Marcelo. "Dentre as 22 ligas acadêmicas da Medicina, tenho certeza que temos muitas que se interessarão pela proposta", comentou Prof. Paulo Sucasas.

O reitor aproveitou para anunciar a instalação de um posto de saúde nas dependências da UFG, de modo a atender à comunidade universitária e moradores do entorno. “Ainda estamos estudando o melhor local, mas gostaríamos de contar com o apoio de vocês nesse projeto também”, declarou.

Source: Ascom /UFG

Catégories: Saúde