noticia7890.JPG

UFG recebe intercambistas estrangeiros e selecionados para programas de mobilidade

In 15/09/11 09:01 .
Reitor e Coordenadora de Assuntos Internacionais comentam sobre internacionalização da universidade

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, e a professora Ofir Bergemann, da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), receberam hoje, na Reitoria, alunos intercambistas estrangeiros e estudantes da UFG que vão participar de programas de mobilidade. 

Ao todo, sete estudantes de Educação Física foram selecionados pelos programas de mobilidade estudantil para ir ao exterior. Pelo menos quatro deles irão cursar disciplinas no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. A sala ficou tomada por conversas em várias línguas, com a presença de outros 12 estudantes de diversas partes do mundo. Alunos da Alemanha, Argentina, Cabo Verde, França, Espanha e Portugal, com áreas de formação em Jornalismo, Letras, Biologia, Design Gráfico, Administração, Artes Visuais e Educação Física compareceram ao encontro.

Os intercambistas foram selecionados por diferentes programas de mobilidade. A professora Ofir destacou a presença de alunos trazidos pelos programas da Unibral e GMU. "É a primeira vez que recebemos alunos pelo GMU", ressaltou a professora. O reitor comentou sobre o bom momento de experiência internacional vivenciado pela UFG: "Tínhamos um intercâmbio extremamente tímido há alguns anos. Recebíamos e enviávamos pouco mais de uma dezena de alunos por ano. Hoje, já passamos de uma centena". Edward Madureira lembrou que o número deve crescer ainda mais, com o anúncio do programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, que pretende disponibilizar 75 mil bolsas em todos os níveis de graduação até 2014. "Com certeza, teremos condições de triplicar ou quadruplicar esse número", declarou o reitor.

Edward Madureira também saudou os estudantes estrangeiros, e pediu que os alunos que vão cursar disciplinas em outros países levem a bandeira da universidade. "Vocês são embaixadores da UFG", disse. "Já demos mais um grande passo na consolidação de programas de mobilidade com universidades no Cone Sul; achamos importante integrar esforços e pesquisas também com instituições dessa região. Mas sempre há o que melhorar.", completou.

Estudantes da França e da Alemanha agradeceram ao reitor e à coordenadora da CAI pela recepção. "Não imaginava que seríamos tão bem recebidos. Chegamos e já tínhamos um lugar para ficar; nunca me senti sozinha ou perdida. Vocês são muito acolhedores", relatou uma estudante da França. "Já morei no Brasil e gosto muito de Goiânia. É uma cidade muito tranquila.", disse Steffen Kuhne, de Stuttgart, na Alemanha, cursando Jornalismo na UFG.

Fonte: Ascom /UFG

Categorie: Intercâmbio