Realizada na UFG cerimônia regional de premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas _ OBMEP

Sur 26/09/11 07:19.
Entrega de medalhas e troféus para alunos, professores e escolas foi permeada pela discussão acerca da importância do estudo da matemática para o desenvolvimento do país

por Marina Celestino

Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) propõe uma iniciativa para descobrir novos talentos da área matemática no Brasil, incentivando o estudo da disciplina entre alunos e professores de todo o país. Em sua 6ª edição, em 2010, contou com a impressionante marca de mais de 19 milhões de estudantes inscritos, representando escolas públicas de 99% dos municípios do Brasil, dentre os quais 615 mil do estado de Goiás. Na última sexta-feira, 12/08, os alunos e escolas de Goiás que se destacaram na edição 2010 foram homenageados na cerimônia regional de premiação da 6ª OBMEP, que ocorreu no auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFG.


O auditório, lotado por professores, estudantes, autoridades e pais orgulhosos, foi palco para a entrega das medalhas dos 30 jovens do estado premiados pelo bom desempenho na competição, sendo 20 de bronze, seis de prata e quatro de ouro. Além dos estudantes, também foram premiadas, com troféus e kits escolares, os colégios que obtiveram as pontuações mais altas na OBMEP 2010, dois professores, homenageados com uma placa e uma coleção de livros, pelo grande incentivo para a participação dos alunos na competição, e as secretarias municipais de educação de Abadia de Goiás e Ouro Verde de Goiás, pelo incentivo para a participação das escolas dos municípios.


Entre os convidados para a mesa diretiva da cerimônia, estavam: o coordenador regional da OBMEP-GO, Max Valério Lemes, o coordenador regional do programa de iniciação científica júnior da OBMEP, professor José Hilário da Cruz, o pró-reitor de desenvolvimento institucional e recursos humanos da UFG professor Jeblim Antônio Abraão, o pró-reitor de administração e finanças da UFG, professor Afonso Valle do Amaral, representando o reitor Edward Madureira Brasil, o superintendente do ensino médio do estado de Goiás, Fernando Pereira dos Santos, representando o governador Maconi Perilo, dentre outros.


Pelo crescente e excepcional número de inscritos a cada ano, a OBMEP já é tida como a maior olimpíada de matemática do mundo. Durante seus discursos, os convidados salientaram a importância social de projetos como esse, que estimulam o estudo de áreas cruciais para o desenvolvimento do país. “Há uma carência enorme de profissionais dessas áreas (matemática e física) no Brasil e vagas ociosas nas universidades. A OBMEP é uma amostra do que o país é capaz de fazer e um encorajamento para que os estudantes pensem, ainda jovens, na possibilidade de seguir estas carreiras.” afirmou o pró-reitor de administração e finanças da UFG, Afonso Valle do Amaral. O superintende do ensino médio do estado de Goiás, Fernando Pereira dos Santos pontuou que a OBMEP terá sempre como parceira a secretaria estadual de educação, falando também da relevância do estudo da matemática para o crescimento nacional: “Estudos mostram que países que investem no ensino de matemática crescem, em média, 13% a mais que os outros. Numa iniciativa como a OBMEP, mesmo que o jovem não seja medalhista, pode acabar pegando o gosto por estudar a mateŕia.”

Source: Ascom/UFG