Galeria da FAV apresenta obras de Suyan de Mattos
Está aberta desde o dia 18, quinta-feira, na Galeria da Faculdade de Artes Visuais (Fav) a exposição individual Hades das Artes: A exumação da memória recente, da artista Suyan de Mattos. A exposição é composta de 36 fotografias medindo 25 x 25 cm e são o resultado de uma performance realizada em 15 de junho.
“A minha proposta é fazer a exumação da obra de Sol LeWitt, Buried Cube Containing an Object of Importance but Little Value (obra desaparecida), no Brasil, pois ela pode ser desenterrada de qualquer cova, mesmo tendo sido sepultada na Holanda.” O artista holandês enterrou um cubo metálico em 1968, registrando o trabalho em uma obra de 9 fotografias em preto e branco. “As cores fortes da terra vermelha contrastando com o verde suave da grama me colocaram num dilema, mas no final preferi manter o preto e branco, já que sugerem uma atmosfera mais dramática. Além disso, achei interessante manter essa forma adotada por Sol LeWitt de apresentar o trabalho”, comenta Suyan.
A artista dividiu a exposição em quatro partes, com um conjunto de 9 fotos cada. “Era necessário mostrar a obra original no primeiro momento; depois, a exumação, seguida da memória do que possa vir a ser e o registro recente. A imitação da obra original e a memória são conjuntos iguais e as fotos da exumação também são iguais às do registro recente; só que estão em paredes diferentes, distintas e, portanto, geram olhares e percepções distintas”, explicou."Pensei em enterrar o cubo novamente, e deixar a obra desaparecida outra vez, mas achei importante os alunos da FAV ficarem com uma lembrança deste momento, então deixei parte do cubo de fora da terra, ao lado da Galeria", completa.
“Como a obra foi dada como desaparecida, para realizar tal exumação foi necessário resgatar o cubo que estava abaixo da terra. Estando localizado no submundo ele pode ser resgatado por qualquer entrada, já que o inferno tem múltiplas entradas. Mas existe um fato: Cérboro, o cão de três cabeças que guarda o inferno, terá que ser domado. Resgatei a obra do HADES DAS ARTES”, escreveu a artista.
Suyan de Matos é artista plástica natural do Rio de Jeneiro (RJ), e trabalha com pintura, objetos e instalação. A artista, que expõe regularmente desde 1991, já participou de várias mostras, dentre as quais o III Salão de Artes Plásticas de Brasília, onde conquistou o quinto lugar e recebeu uma menção honrosa.
A exposição estará aberta à visitação até o dia 16 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h.

Fuente: Galeria da FAV/UFG
Categorías: Exposição
