
Corrida de Prevenção ao Câncer de Mama busca conscientizar sociedade
A Associação dos Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas da UFG realiza no dia 18 de setembro, em Goiânia, a Corrida de Prevenção ao Câncer de Mama. O evento é organizado em parceria com a Sport&Tracks, o Serviço Social do Comércio (SESC/GO), o Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas (UFG) e a Liga da Mama da Faculdade de Medicina (UFG).
Com largada e chegada no SESC Faiçalville, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, passando por grandes vias como Avenida Rio Verde. Um pelotão formado por pessoas que enfrentaram o câncer de mama e se curaram correrá junto aos cerca de 700 participantes que são esperados para a competição. Informações sobre regulamento e inscrições podem ser obtidas no site da Corrida.
UFG na luta contra o Câncer de Mama
A Universidade Federal de Goiás possui diferentes frentes para atuar na prevenção, tratamento e auxílio aos portadores desta doença. A Associação dos Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas da UFG (APCAM) foi criada em 1996 e oferece apoio aos pacientes desde o tratamento com quimioterapia, medicação e exames laboratoriais até o fornecimento de próteses e cadeiras de rodas, por exemplo.
Já o Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas (UFG) é um renomado centro de pesquisa onde uma equipe multidisciplinar trabalha para diagnosticar, tratar e auxiliar na reabilitação de ex-portadores do Câncer de Mama.
A Liga da Mama da Faculdade de Medicina (UFG) é um projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade e liderado pelos estudantes de Medicina. A Liga da Mama realiza pesquisas relacionadas à epidemiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças mamárias.
Flávia Vidal, estudante do 4º ano de Medicina e presidente da Liga da Mama, explica que a Corrida visa ampliar a discussão sobre o câncer de mama, além de incentivar a prática de exercícios e a vida saudável. “O medo do diagnóstico e a falta de informação fazem com que muitas pessoas negligenciem o assunto. Dar visibilidade ao tema, ou seja, ‘correr por uma boa causa’, que é o slogan da corrida, também é uma forma de educação em saúde”, afirma.
Segundo Flávia Vidal, paralelamente à corrida, estudantes de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Fisioterapia realizarão ações informativas sobre o câncer de mama, buscando solucionar dúvidas sobre a doença. Esta é a primeira edição da Corrida de Prevenção ao Câncer de Mama e a intenção é que ela se torne um evento anual.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Saúde