O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Exposição apresenta os 50 anos da UFG

Em 15/07/11 01:52.
Fotos e textos revelam a história da Universidade e de seus personagens

Diante de tantos registros, como escolher aqueles que irão contar uma história? Ao longo de tantos anos, como relembrar os incontáveis personagens importantes deste roteiro? Este foi o desafio vencido pelo Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq), da UFG, ao organizar a mostra “UFG – 50 anos de História”, exposta no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufáiçal, durante a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).


Já na entrada, a foto histórica do ex-presidente da República, Juscelino Kubitscheck, no momento da assinatura da Lei 3.834-C, que criou a Universidade, em 18 de dezembro de 1960, e na mesma data a manifestação pública em apoio à lei no Palácio das Esmeraldas, instiga o visitante a continuar o percurso formado por outras tantas fotografias e fatos.

 

 


Foram oito meses de trabalho para reunir 104 fotografias oriundas da própria UFG, do Instituto de Pesquisa e Estudos Históricas do Brasil Central (IPEHBC), da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adufg), do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) e de Orlando Ferreira Castro.

 


A divisão em temas auxilia a localização de importantes recortes do tempo dentro do contexto histórico do país, do Estado de Goiás e de Goiânia. A fundação da UFG, os movimentos de luta de estudantes, técnico-administrativos e professores, a relação da Universidade com a sociedade e outras temáticas são representadas por fotos e textos, com a sensibilidade de quem encara esta instituição como muito mais que um conjunto de prédios.


Fotos da antiga Faculdade de Direito, que depois viria a se tornar a primeira sede da Reitoria da Universidade, da Faculdade de Engenharia, ambas da década de 60, além do registros de calouradas, competições esportivas e outras apresentações culturais facilitam o trabalho do imaginário de quem visita a exposição. As roupas da época, os olhares, os personagens famosos, os tons que colorem as fotos, são pequenas nuances que devolvem ao presente um pouco da sensação do passado.



Os personagens que compõem a exposição, identificados ou não, representam os 50.000 alunos e os inúmeros professores e técnico-administrativos que passaram pela UFG ao longo destes 50 anos. Os nomes de todos os servidores atrás de cada divisória da exposição, homenageia cada uma destas pessoas, que embora não estejam retratadas em fotos, têm os seus nomes marcados na história da Universidade.

A exposição percorre as décadas e acaba contando muito mais que a história da UFG, revela por meio de registros de manifestações públicas, reuniões acadêmicas, as formaturas, os encontros científicos, dentre tantos outros fatos, a história de toda uma sociedade.


O desafio vencido pelo Cidarq ao recontar em 600 m² uma história de 50 anos é também um incentivo para conhecer a fundo a história da UFG, contada no projeto “UFG 50 anos”, que está disponível no endereço: http://portais.ufg.br/projetos/50anos/.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: SBPC

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.