O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Museu Antropológico apresenta exposição _Ritxòkò _ Patrimônio do Brasil_

On 15/07/11 00:18 .
Mostra apresenta resultados de projeto que documenta os modos de fazer a boneca cerâmica pelas mulheres Karajá

Quem passar pela 63ª Reunião Anual da SBPC ainda hoje, dia 15, poderá visitar a exposição “Ritxòkò – Patrimônio do Brasil”, organizada pelo Museu Antropológico em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Faculdade de Ciências Sociais da UFG.

A exposição apresenta alguns resultados do projeto “Bonecas Karajá: Arte, Memória e Identidade Indígena no Araguaia”, que vem sendo desenvolvido pelo Museu Antropológico desde fevereiro de 2008, com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e do IPHAN.


O projeto tem como objetivo descrever e documentar o ofício da ceramista e os modos de fazer a boneca de cerâmica pelas mulheres Karajá, visando subsidiar a solicitação de registro da boneca Karajá como patrimônio cultural do Brasil.


Por meio do ofício de ceramistas e da arte de confeccionar as bonecas de argila, as mulheres Karajá revelam formas refinadas e complexas de expressar a sua cultura. A partir de figuras isoladas ou em conjuntos e de cenas completas, elas são capazes de materializar qualquer tema do seu universo cultural.


Assim, as bonecas podem remeter aos sistemas mitológicos, à vida ritual e cotidiana, à divisão do trabalho, classes de idade, relações de gênero e muitos outros aspectos. É um pouco dessa complexidade e beleza que a mostra exposta na SBPC pretende oferecer ao visitante.


Célia Corsino, diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Salma Saddi, superintendente do Iphan em Goiás, Renán Wassuri, presidente da AAKA (Associação das Aldeias Karajá de Aruanã) e coordenador do Ponto de Cultura da aldeia Buridina, em Aruanã (GO), estiveram presentes no lançamento da exposição.


Celia Corsino e Renán Wassuri também participaram na tarde do dia 12 de julho, a convite do Museu Antropológico e da Faculdade de Ciências Sociais, de uma mesa redonda intitulada Patrimônios Culturais: múltiplos olhares, onde abordaram a temática a partir de distintos ângulos (pesquisa, políticas públicas e políticas e práticas comunitárias).


A exposição está localizada na sala 130 da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, até as 18h de hoje, 15.

 

Quelle: Museu Antropológico/UFG

Kategorien: Cultura

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.