noticia7610.JPG

Trabalhadores promovem ato no Câmpus Samambaia

On 21/06/11 03:45 .
Ato político percorreu os prédios da Reitoria, Biblioteca Central, FAV, IQ e ICB

Sob o Comando Local de Greve da UFG, dezenas de trabalhadores(as) técnico-administrativos em educação promoveram "arrastão" nesta sexta-feira, 17/6, no Câmpus Samambaia. A caminhada foi do prédio da Reitoria até a da Biblioteca Central e, em seguida, às unidades da Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), do Instituto de Química (IQ) e do Instituto de Cências Biológicas (ICB).

A manhã foi de agitação. Acompanhada por um carro de som, cantando palavras de ordem, portando apitos e vuvuzelas, a categoria checou a adesão dos colegas à greve e chamou a atenção de professores e estudantes para o movimento.

Na quinta-feira, 16/6, a atividade grevista foi realizada em Brasília, com uma marcha que reuniu mais de seis mil pessoas, 45 universidades brasileiras e outros setores do serviço público federal. Há indícios de que uma greve geral ocorra, caso a pauta de reivindicação dos trabalhadores não seja recebida, avaliada e confirmada.

Encontros - De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), João Pires Júnior, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) assumiu compromisso de apresentar uma proposta de política salarial para o conjunto do serviço público federal até o próximo dia 5. Já o Ministério da Educação, por sua vez, na pessoa do ministro Fernando Haddad, marcou para a próxima segunda-feira, 20/6, uma audiência com a coordenação geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra).

Em Catalão, os técnico-administrativos do Campus Avançado (CAC) conseguiram realizar um encontro com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e com o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Deputado Jardel Sebba (PSDB), ao final de um evento no Município. Em resposta, ambos manifestaram apoio ao movimento e firmaram o compromisso de interceder junto ao governo federal. Em Brasília e também em Goiânia, senadores, deputados e vereadores de diversas legendas, oriundos tanto da base governista como da oposição, também foram contactados e garantiram colaborar com os trabalhadores.

Reuniões agendadas com ministros, secretários, parlamentares e representantes do executivo são vistas com expectativa, mas, também, com ressalvas. Afinal, desde março os trabalhadores no serviço público federal tentam estabelecer contato com o governo, sem sucesso.

Programação - O Comando Local de Greve dá continuidade ao processo de fortalecimento da greve na UFG e convoca a categoria para as seguintes atividades na próxima semana:

Dia 20 (segunda-feira) – 9h. Reunião do Comando Local de Greve, no auditório do SINT-IFESgo, Praça Universitária;

Dia 21 (terça-feira) – 8h. Assembleia geral da categoria, no saguão de entrada do Hospital das Clínicas da UFG, para tratar do processo de participação dos trabalhadores(as) lotados no HC na greve;

Dia 21 (terça-feira) – 19h, reunião com os trabalhadores(as) do Campus Avançado da Cidade de Goiás para falar com os alunos sobre o movimento;

Dia 22 (quarta-feira) – Grande panfletagem da greve no Centro da Cidade de Catalão, promoção dos trabalhadores(as) do Campus Avançado de Catalão.

 

 

Dados

13 dias de greve nacional

45 Universidades em greve

1 Instituto Federal em greve

 

 

Para saber mais, acesse o site da Fasubra, clicando aqui!

 

 

 

Comando Local de Greve

SINT-IFESgo

 

 

 

Quelle: SINT-IFESgo

Kategorien: Greve