noticia7564.JPG

Noite das Árias celebra canto lírico em Goiás

On 06/01/11 05:22 .
Aplaudido de pé, um dos espetáculos do festival promovido pela UFG encanta público diversificado

 Illa Rachel

Fotos: Carlos Siqueira

Em mais uma noite de programação do II Goiânia Opera Festival, o teatro Sesi foi palco da Noite das Árias. O termo, que significa uma composição musical escrita para um solista, geralmente dentro de uma obra maior como uma ópera, definiu o que o auditório lotado do teatro pôde conferir durante a noite de quinta-feira (26-05). No programa, obras do período romântico como Carmem, de George Bizet e O barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini, foram apresentadas nas vozes de solistas do estado de Goiás, acompanhados pela Orquestra de Câmara Goyazes, da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) com a regência de Eliseu Ferreira. A Noite das Árias terminou com apresentações de diversas óperas de Mozart, A flauta mágica, Don Giovanni, Cosi fan Tutte e As bodas de Fígaro, a última canção apresentada com os oito solistas da Noite.

Para a coordenadora de Cultura da UFG e do evento, Flávia Cruvinel, o Goiânia Ópera Festival é uma oportunidade de valorizar artistas que trabalham com a música erudita em Goiás, e para o público goianiense conhecer e apreciar esse tipo de evento. “Muitos que comparecem ao Goiânia Ópera Festival são conhecedores da música lírica, estudantes e professores. Mas vemos um aumento no número de pessoas em seu primeiro contato com a música erudita e isso é muito gratificante”, afirma Flávia Cruvinel.

O funcionário público José Ferreira é um exemplo desse público novo. “Sempre gostei de orquestra, ópera, mas tive poucas oportunidades de assistir a apresentações aqui em Goiânia. A iniciativa de fazer um festival como esse é excelente porque temos a chance de ver e escutar uma bela apresentação”, destacou o servidor. Compartilhando a mesma opinião, a aposentada Maria Ribeiro ainda acrescenta: “é uma pena não termos eventos assim mais frequentemente”.

A programação do II Goiânia Ópera Festival traz cinco espetáculos com a participação de cantores e atores solistas, além das orquestras ativas em Goiânia: Orquestra Acadêmica Jean Douliez da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC), Orquestra Goyazes da Agepel, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado de Goiás, do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (Sectec CEP Basileu França), e a Orquestra Sinfônica de Goiânia. Além das apresentações culturais, o evento trouxe também dois fóruns de discussão sobre música lírica, uma master class com o tenor cearense André Vidal, e uma palestra com a cantora lírica e professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Edmar Ferretti. O II Goiânia Ópera Festival vai até o dia 31 de maio e será finalizado com a apresentação da ópera Madame Butterfly, de G. Puccini, com a Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Source: Ascom / UFG

Categories: Goiânia Ópera Festival