II Goiânia Ópera Festival apresenta o espetáculo A Loteria do Diabo
O espetáculo de abertura do Goiânia Ópera Festival, A Loteria do Diabo é uma comédia musical em três atos, montada por alunos e professores da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG, com apresentação na terça-feira (24/05), às 20h30, no Teatro SESI (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva, ao lado do Clube Antônio Ferreira Pacheco). O II Goiânia Ópera Festival pretende divulgar e difundir a ópera e o canto lírico na capital, propiciando a apresentação de cantores e atores que atuam neste segmento em Goiás.
O encerramento será no dia 31 de maio, no Teatro Madre Esperança Garrido, com a apresentação da ópera Madame Butterfly, de G. Puccini, com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, sob a regência do maestro Joaquim Jayme.
A abertura - A Loteria do Diabo é um texto de Joaquim Augusto d’Oliveira (1827-1904) e Francisco Palha (1824-1890), com música de Joaquim Casimiro Júnior (1808-1962). A investigação sobre o gênero surgiu no decorrer das pesquisas "Ópera Brasileira em Língua Portuguesa" e "Registro Patrimonial de Manuscritos da Biblioteca Alberto Nepomuceno/UFRJ", a partir de uma partitura em cuja capa figurava o título "Rainha da Noite (mágica)". A busca por entender o que significava o nome "mágica", entre parênteses, levou à pesquisa específica, que culminou com a redescoberta desse gênero dramático-musical, esquecido pela literatura que trata da música e do teatro no Brasil. Posteriormente, no programa de pós-doutorado da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, a pesquisa abrangeu as mágicas no país, levantando extenso material sobre a sua existência nas cidades de Lisboa, Porto e até em Açores. Foi nessa etapa que a partitura e o libreto da mágica A Loteria do Diabo foram encontrados em arquivos portugueses. A obra, encenada em Lisboa em 1858, no Teatro de Variedades, fez muito sucesso. A música dessa versão foi composta por Casimiro Júnior, experiente compositor português, e o libreto, por Joaquim Augusto de Oliveira e Francisco Palha, também experientes autores teatrais.Temos informações de que foi apresentada anos mais tarde, no Rio de Janeiro (Theatro Sant'Anna), com música de Henrique Alves de Mesquita, seguindo a prática usual dos produtores de mágicas, de adaptar ou modificar o libreto e a partitura, conforme o local em que eram apresentadas. No Brasil e em Portugal, as apresentações de A Loteria do Diabo foram grande sucesso de bilheteria, como comumente acontecia com esses espetáculos, cujo principal atrativo, para o público, era o ambiente mágico, além dos efeitos cênicos que davam vida ao conteúdo fantástico do enredo.

Fuente: Proec/UFG
