II Simpósio sobre Educação e Transdisciplinaridade elabora reflexões sobre a teia da vida

En 19/10/11 07:04 .
Evento promovido por núcleo de estudos da UFG discute ciência, vida e sustentabilidade

Illa Rachel

O Simpósio sobre Educação e Transdisciplinaridade (II SEAT) teve início na tarde do dia 18 de maio, no auditório do Instituto de Informática da UFG. O evento procura promover discussões acerca da maneira como o homem se vê inserido nos ciclos naturais e sua influência nas escolhas cotidianas. O simpósio foi organizado pelo Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade (Nupeat), do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) da UFG, em parceira com a Universidade Holística Internacional (Unipaz) e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

Participantes do II SEAT acompanharam a abertura do evento na tarde do dia 18


A coordenadora do evento e professora do Iesa, Sandra de Fátima Oliveira, destacou que a educação ambiental e a transdisciplinaridade são maneiras diferentes de pensar e fazer a ciência, por isso devem estar presentes na academia. “Vivemos um momento delicado de sustentação da vida na Terra, por isso é tão importante que esses assuntos passem a fazer parte dos estudos e do nosso cotidiano". A crescente preocupação com a temática ficou refletida no número de participantes e de trabalhos inscritos no simpósio: cerca de 200 pessoas participam da programação e 46 trabalhos foram inscritos para os três dias do evento. “Temos trabalhos de todas as áreas, das ciências exatas às humanas. Isso mostra que a transdisciplinaridade está cada vez mais presente na academia”, ressaltou Sandra Oliveira.


O diretor do Iesa, João de Deus, destacou a importância da Educação Ambiental e a luta do Núcleo em pautar esse assunto nas discussões atuais. “A educação ambiental passa do institucional ao pessoal. Um exemplo simples é a dengue e a problemática do acondicionamento do lixo. Se cada um acondicionasse adequadamente o lixo, não haveria tanto reservatório para o mosquito e talvez a doença não fosse tão problemática e onerosa para o país”.

Além do diretor da unidade e da coordenadora do evento, fizeram parte da mesa diretiva o vice-reitor da UFG, Eriberto Francisco Beviláqua Marin, a diretora da Unipaz, Hélyda Di Oliveira, e a representante da Universo, Rosa Maria Viana, que, ao final da abertura do evento, apresentou uma cantiga de agradecimento em iorubá, idioma nigero-congolês. “Somente mediante a conscientização de que somos parte da teia onde estamos inseridos, é que buscaremos o bem comum e trabalharemos a serviço da vida”, finalizou a representante.

 

Mesa diretiva da abertura do II SImpósio sobre Educação e Transdisciplinaridade


O simpósio vai até o dia 20 de maio e traz na programação conferências e palestras com pesquisadores de diversas áreas, apresentação de artigos, oficinas e programação cultural. As atividades ocorrem no Iesa e no auditório do Instituto de Informática da UFG.

Fuente: Ascom / UFG