Menção honrosa para artigo sobre simulador de microscópio
Sur 11/05/11 08:27.
O artigo "Simulador de Microscópio em Realidade Aumentada - MiRA: um estudo de caso" apresentado pelos pesquisadores Wagner Bandeira (Fav/MediaLab/Ciar) e Gabriel Benício (Inf/Ciar), conquistou o certificado de Menção Honrosa no 2º Computer on the Beach em Florianópolis, nos dias 29 de abril a 1º de maio de 2011.
Durante a apresentação do MiRA foi possível mostrar que o aparelho é considerado não só uma ferramenta de aprendizado prático ao estudante de Educação a Distância (EaD), mas também um multiplicador de conhecimentos.
Este projeto foi desenvolvido através da parceria entre o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Goiás (UFG), a partir de uma demanda do curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Biologia, na modalidade EaD, que visa oferecer ao aluno da educação a distância um primeiro contato, ainda que simulado, com o equipamento, além de permitir atividades educativas que somente seriam possíveis em um laboratório.
Com o desenvolvimento deste projeto é possível permitir o acesso do aluno, a qualquer hora e local, a equipamentos que fazem parte do cotidiano do pesquisador da área, dentre estes, o microscópio.
Segundo o professor e pesquisador Wagner Bandeira, "o MiRA dispõe de recursos didáticos como, apresentação tridimensional do equipamento e suas funcionalidades, atividades didáticas através da leitura de lâminas que representam elementos observáveis e apresentação da visão do microscópio através da tecnologia de Realidade Aumentada".
Lançado oficialmente no dia 4 de agosto de 2010, na UFG, o MiRA tem como finalidade fornecer aos estudantes de (EaD) conhecimentos que antes seriam viáveis apenas presencialmente em um laboratório. Isso significa que o estudante com acesso ao microscópio simulado poderá conhecer o funcionamento de um aparelho real, mesmo que virtualmente, e realizar a leitura de lâminas, por meio de um banco de dados contido no software.
Durante a apresentação do MiRA foi possível mostrar que o aparelho é considerado não só uma ferramenta de aprendizado prático ao estudante de Educação a Distância (EaD), mas também um multiplicador de conhecimentos.
Este projeto foi desenvolvido através da parceria entre o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Goiás (UFG), a partir de uma demanda do curso de Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Biologia, na modalidade EaD, que visa oferecer ao aluno da educação a distância um primeiro contato, ainda que simulado, com o equipamento, além de permitir atividades educativas que somente seriam possíveis em um laboratório.
Com o desenvolvimento deste projeto é possível permitir o acesso do aluno, a qualquer hora e local, a equipamentos que fazem parte do cotidiano do pesquisador da área, dentre estes, o microscópio.
Segundo o professor e pesquisador Wagner Bandeira, "o MiRA dispõe de recursos didáticos como, apresentação tridimensional do equipamento e suas funcionalidades, atividades didáticas através da leitura de lâminas que representam elementos observáveis e apresentação da visão do microscópio através da tecnologia de Realidade Aumentada".
Lançado oficialmente no dia 4 de agosto de 2010, na UFG, o MiRA tem como finalidade fornecer aos estudantes de (EaD) conhecimentos que antes seriam viáveis apenas presencialmente em um laboratório. Isso significa que o estudante com acesso ao microscópio simulado poderá conhecer o funcionamento de um aparelho real, mesmo que virtualmente, e realizar a leitura de lâminas, por meio de um banco de dados contido no software.
Source: CIAR/UFG
