Espaço das Profissões movimenta a universidade
Na tarde de ontem, 28 de abril, estudantes do ensino médio e fundamental de colégios particulares e estaduais de Goiânia e do interior do estado movimentaram o Câmpus II da UFG. Palestras ministradas pelos professores de cada curso e orientações dos acadêmicos de cada unidade se prolongaram por toda a tarde. A missão é a de divulgar os novos cursos de graduação e informar os estudantes sobre a rotina de cada curso.
Ao longo do dia, carros e sistemas de som anunciavam atividades lúdicas criadas pelos universitários. Quando já chegava a noite, o céu nublado não conseguiu espantar a animação dos estudantes, que se aglomeravam no gramado da Faculdade de Artes Visuais (FAV) para assistir a uma apresentação de bateria da “Banguela”; a associação atlética do curso de Odontologia.
Além das palestras sobre os cursos, havia também as salas interativas: espaços onde cada curso fazia alguma apresentação prática sobre suas atividades na universidade e no mercado de trabalho. Mesmo com as salas lotadas, ainda era difícil andar pelas passarelas do câmpus; muitos alunos queriam conhecer o espaço físico da universidade. “A universidade deve aproximar o estudante secundarista do ambiente acadêmico. O choque da disciplina dessa fase com a liberdade de uma universidade é muito grande”, comentou Henrique Fleury, professor de língua estrangeira em um colégio particular de Goiânia.
Outros destacaram a chance de trocar experiências com universitários que trabalhavam na organização. “É bom ouvir as pessoas que fazem o curso que escolhemos”, afirmou Letícia Candine de Brito, estudante do 3º ano do ensino médio. “O entusiasmo com que descrevem a profissão nos motiva ainda mais a estudar e tentar ingressar na universidade.”
Também há quem esteja pensando a longo prazo. “Vou fazer Medicina. E quero me especializar em Pediatria”, declarou Mateus Ferreira da Silva, estudante do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual da capital. André Luís Rodrigues, professor de biologia e ciências em um colégio público, ressaltou: “É muito importante que o aluno conheça os cursos antes de entrar no ensino médio. Ajuda a definir um foco. Principalmente para alunos de escola pública, que não conhecem o mundo acadêmico.”
Muitos vêm para confirmar a escolha. Alana Ramalho Matheus, estudante do terceiro ano do ensino médio, decidiu por Veterinária. “Mesmo assim, vim para assistir as palestras dos outros cursos. Quero assistir à apresentação da Zootecnia”, declarou a estudante. Já Lucas Henrique Gomes da Silva, também no 3º ano do ensino médio, afirmou que decidiu o que queria fazer pelo Espaço das Profissões; “participei da três edições do evento e, depois de assistir a todas as palestras, decidi que quero ingressar na Medicina. E vou começar aqui na UFG.”
Fuente: Ascom/UFG
Categorías: EP 2011
