Começou hoje o Banquete de livros da Editora UFG
Foi aberto oficialmente hoje, 13 de abril, o Banquete de livros da Universidade Federal de Goiás. A cerimônia contou com a presença do vice-reitor, Eriberto Francisco Beviláqua Marin, da diretora do Centro Editorial e Gráfico da UFG, Maria das Graças Monteiro Castro, do presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira, Gilvane Felipe, da coordenadora de cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG, Flávia Cruvinel, do coordenador do comitê gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer, Nasr Chaul, do diretor de Políticas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Doracino Naves dos Santos, e do coordenador de bacharelado da Pró-reitoria de Graduação da UFG, Laurence Gonzaga.
Maria das Graças Monteiro Castro ressaltou o evento como uma celebração do livro e toda sua importância, além da oportunidade que este oferece de se ter contato com autores de livros, em palestras, sessões de autógrafos e outros eventos. Na sua fala, o vice-reitor, Eriberto Francisco Beviláqua Marin falou de sua experiência com os livros, que eram sua forma de diversão e “viagem”, pois a televisão só passou a fazer parte de sua vida depois dos 12 anos.
Visitantes podem conhecer os livros editados pela Editora UFG durante o evento
Após a solenidade de abertura, ocorreu uma conversa com o consultor de curadoria do Instituto Tomie Ohtake e autor dos livros Arte brasileira hoje e As naturezas do artifício, Agnaldo Farias. O autor falou sobre livros e artes plásticas, obras artísticas em forma de livro, sobre caligrafia e as diversas fontes existentes para se escrever um texto, além da forma como alguns artistas já trabalharam e trabalham com isso, mostrando como todos esses elementos (livros, letras, caligrafia) ajudaram a consolidação de ideias na nossa sociedade.
Agnaldo Farias abriu o Banquete falando sobre livros e artes plásticas
Banquete
Segundo o assessor especial de Supervisão Editorial e Gráfica, André Barcellos, banquete remete a Platão para celebrar o amor (que era o simpósio, segunda parte do Banquete do filósofo), nesse caso o amor pelos livros. O objetivo era fazer um evento sem muito compromisso com o rigor acadêmico. As crianças não foram deixadas de fora da celebração, a “merenda” do banquete é voltada para o público infantil, momento em que ouvem a palestra dos autores e fazem perguntas sobre o trabalho. A merenda desta manhã teve a presença dos escritores Roger Mello e Odilon Moraes e de crianças da Escola Municipal Odília Mendes de Brito.
Evento também tem espaço para as publicações infantis
Fuente: Ascom/UFG
Categorías: Banquete de livros
