Congresso de Engenharia e Tecnologia reúne mais de 1.300 estudantes
Tiago Gebrim (Fotos de Carlos Siqueira e Reuben Lago)
Começou nesta segunda-feira, dia 11 de abril, às 10 horas da manhã, o I Congresso de Engenharia e Tecnologia da UFG (I CET). O evento tem origem na união das diversas semanas acadêmicas dos cursos de Engenharia, como é o caso da Semana de Engenharia Civil e a Semana de Engenharia Aberta. Por tradição, esses eventos são organizados pelos próprios estudantes dos cursos. No I CET não foi diferente: estudantes dos vários centros acadêmicos dos cursos de Engenharia da UFG se reuniram para discutir e planejar o que seria o maior evento da área de engenharia da universidade.
Nas palavras da diretora de comunicação e marketing do evento, Emely Kely de Souza Gomes, essa iniciativa corajosa “concretiza-se em um evento grandioso e inovador”. De acordo com ela, entre os objetivos do congresso estão a criação de pontes entre o mercado de trabalho e a universidade e a promoção do encontro e discussão entre os estudantes dos cursos de Engenharia. Ao todo, 14 cursos participam do congresso: Agronomia, Arquitetura, Biotecnologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia de Software.
A mesa de abertura do I CET foi composta pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o diretor da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação, Reinaldo Gonçalves Nogueira, o diretor da Escola de Engenharia Civil, Osvaldo Luiz Valinote, o diretor do Instituto de Química, Neucírio Ricardo de Azevedo, o vice-diretor da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, Robson Maia Geraldine, a vice-diretora do Instituto de Informática, Cristiane Bastos Rocha Ferreira, o superintendente da regional goiana do Instituto Euvaldo Lodi, Humberto Rodrigues de Oliveira, o professor coordenador do I CET, Enes Gonçalves Marra, o diretor geral do I CET, Uaitã Pires do Nascimento (graduando de Engenharia Química), a diretora de comunicação e marketing, Emily Kely Gomes (graduanda de Engenharia Elétrica), o diretor financeiro do evento, Marco Antônio Borges Benedetti (graduando de Engenharia Civil), a diretora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, Regina Maria Bringel Martins, e o diretor-secretário da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Hélio Naves, representando a instituição.
Durante a solenidade, o professor Enes Marra aproveitou para agradecer o apoio da FIEG e da sociedade goiana como um todo e ressaltar a magnitude do evento, que até o dado momento já ultrapassava 1.300 inscrições – número recorde para um evento da área. Em sua palavra, o reitor Edward Madureira primeiramente agradeceu a ousadia dos estudantes em realizar o evento, considerado por ele um marco na história da UFG. O reitor também falou sobre o crescimento da UFG – detalhando a criação dos novos cursos de Engenharia nos últimos anos – e das demais universidades federais do país, e pelo bom momento por elas vivido no cenário brasileiro atual.
Edward Madureira parabenizou os estudantes pela coragem e ousadia
Congresso reúne estudantes de 14 cursos de graduação
Fonte: Ascom UFG
Categorias: I CET/UFG
