noticia7247.jpg

Colação dos licenciados em Ciências Biológicas foi marcada como histórica

Tiago Gebrim

Fotos: Carlos Siqueira

Na última sexta-feira, dia 11 de março, a UFG comemorou no Centro de Cultura e Eventos a formação da sua primeira turma de graduação na modalidade semi-presencial, a chamada Educação a Distância (EaD). Os 96 formandos cursaram licenciatura em Ciências Biológicas. Entre os participantes da mesa de formatura estavam presentes o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o diretor do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar/UFG), Leonardo Barra Santana de Souza, o diretor do Instituto de Ciências Biológicas, Cirano José Ulhoa, o professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Severo, e o coordenador do EaD – Ciências Biológicas da UFG, Carlos Eduardo Anunciação.

De acordo com Cirano Ulhoa, o modelo EaD já existe em vários lugares do mundo, concedendo oportunidade a pessoas que estão distantes dos centros universitários. Ele frisou a qualidade do curso, salientando que o diploma dessa modalidade de graduação é idêntico ao da graduação presencial. Ulhoa ainda falou da possibilidade de tornar esse modelo de graduação (atualmente com existência temporária) como uma oferta permanente. O professor Carlos Eduardo classificou o momento como “gratificante”, observando a vitória alcançada após seis anos desde o início dos preparativos para a criação do curso na modalidade EaD.

Diretor do ICB, Cirano José Ulhoa, em seu discurso durante a cerimônia

Em sua fala, Edward Madureira agradeceu à UEG pela parceria e ao professor Antônio Severo pelo pioneirismo na formação do EaD entre as duas universidades. Nas palavras de Madureira, a UEG é uma universidade irmã e a principal responsável pela interiorização da educação no nosso estado. O reitor classificou a presente cerimônia como histórica ao relembrar os primórdios do programa, em 2005, quando as duas universidades apostaram na educação semi-presencial e na operacionalidade dos polos de formação sem terem tido nenhuma experiência anterior. Ele ainda reforçou a questão da qualidade da formação EaD e ressaltou o compromisso da verdadeira universidade pública, “formar cidadãos comprometidos com transformação e crescimento”.

Fonte: Ascom/UFG