Estudantes estrangeiros têm recepção especial na UFG
Estudantes estrangeiros foram recebidos na UFG com uma cerimônia especial no dia 28 de fevereiro. O I Workshop Multicultural da UFG reuniu os alunos de 14 países diferentes com a presença de autoridades e representantes da Polícia Federal de Goiás e do Banco do Brasil. O evento foi organizado pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) e a Pró-reitoria de Graduação.
Participaram da recepção o reitor, Edward Madureira Brasil, a pró-reitora de Graduação (Prograd), Sandramara Matias Chaves, e os pró-reitores de Administração e Finanças, Orlando Afonso Valle do Amaral, de Assuntos da Comunidade Universitária, Ernando Melo Filizzola, e de Extensão e Cultura, Anselmo Pessoa Neto. O professor João Teodoro de Pádua representou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Divina das Dores.
A representante do Banco do Brasil, Suzana Bárbara, deu orientações para a abertura de conta para estrangeiros, e a Polícia Federal de Goiás enviou um agente para falar sobre os procedimentos adotados pela instituição em relação a documentos para estrangeiros no país. O coordenador de bacharelados da Prograd, Lawrence Gonzaga, proferiu uma palestra sobre o PEC-G e fez uma apresentação em vídeo sobre o assunto. Também foram dadas informações sobre disciplinas ofertadas pela Faculdade de Letras para estudantes estrangeiros.
A coordenadora da CAI, Ofir Bergemann de Aguiar, destacou que no ano passado 46 estudantes estrangeiros de graduação ingressaram na UFG, enquanto 115 brasileiros foram estudar em instituições conveniadas no exterior. O reitor lembrou que o aumento da mobilidade estudantil na UFG se deve ao incentivo e à dedicação dos docentes.
Estudantes de Angola, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, Portugal, França, Moçambique, Timor Leste, Chile, Peru, Suécia, São Tomé e Príncipe, Colômbia e República Democrática do Congo participaram do encontro. Os estudantes são inscritos nos Programas de Estudantes-Convênio (PEC) de graduação e pós-graduação. Os PECs oferecem vagas a estudantes de países em desenvolvimento que têm acordos de cooperação com o Brasil.
Fonte: ASCOM/UFG
