noticia7132.JPG

Movimento intenso no Câmpus Samambaia durante matrículas dos calouros

En 15/02/11 09:43 .
Os estudantes foram recepcionados pelo reitor e pró-reitores. Lista de segunda chamada será publicada dia 19 de fevereiro

Logo nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 14, no Centro de Cultura e Eventos Ricardo Freua Bufaiçal no Câmpus Samambaia o movimento de calouros, familiares e veteranos já denunciava que seria intenso o primeiro dia dos trabalhos de matrículas. Cerca de 180 servidores de diversas unidades da instituição foram designados para trabalhar na efetivação e apoio das matrículas de todos os cursos que se concentraram em um mesmo local.

 

Uma equipe especial do Centro de Gestão Acadêmica orientava sobre a documentação exigida na matrícula

 

Para agilizar os trabalhos diretores, coordenadores de curso e servidores técnico-administrativos distribuíram senhas para os estudantes que aquardavam sentados pelo atendimento. A triagem e o encaminhamento dos estudantes também foram previstos pela organização. O Centro de Gestão Acadêmica (CGA) preparou um espaço especial para orientar sobre a documentação dos aprovados que foram selecionados dentro do sistema UFG Inclui.


Mais do que um procedimento de rotina na Universidade a matrícula dos calouros acaba se tornando um dia especial na vida dos novos estudantes universitários. Por isso, para recepcionar os calouros este ano o reitor Edward Madureira Brasil, ao lado dos pró-reitores e diretores de unidades, fez questão de marcar uma abertura oficial para os trabalhos de matrículas. O reitor deu boas vindas  a todos e apresentou um breve panorama da instituição que passa atualmente por uma ampla expansão na sua infraestrutura e de pessoal.

O reitor Edward Madureira Brasil e sua equipe fizeram questão de recepcionar os calouros

 

Estimulados pela campanha de boas vindas promovida pela Assessoria de Comunicação da UFG, veteranos de diversos cursos também se organizaram para recepcionar os calouros anunciando a calourada, entregando panfletos e adesivos. Além de venderem kits especiais para os recém chegados como forma de arrecadar dinheiro para custear as festas de formatura de suas turmas.

 

 

Em clima de ansiedade

Hoje e amanhã, dias 14 e 15 fevereiro, o Centro de Eventos da universidade estará movimentado, cheio de estudantes, calouros e veteranos, pais, professores, funcionários etc. Entre uma conversa e outra foi possível perceber a animação dos veteranos, a ansiedade e expectativa dos calouros, o orgulho e alívio dos pais. As respostas para a entrevista eram quase sempre as mesmas seguidas de um sorriso enorme.

 

O estudante Erneilton Lacerda, 21 anos, que foi aprovado para o curso de Jornalismo veio de Barreiras, na Bahia. Apesar de já ter iniciado o curso em sua cidade, ele optou por continuar os estudos na UFG. “Achei muito bacana a fala do reitor que passou muita confiança para gente sobre a qualidade do ensino, da qualificação dos professores e as possibilidades de intercâmbio que a UFG oferece”. Perguntado sobre a mudança de cidade ele disse que “no início vou morar com uma prima, mas minha intenção é conseguir uma vaga na moradia estudantil da universidade”, acrescentou Erneilton Lacerda.

 

O baiano Erneilton Lacerda optou por continuar o curso de Jornalismo na UFG

 

A professora da Faculdade de Odontologia, Lílian Guedes Amorim compareceu no Centro de Eventos, mas não para trabalhar na matrícula. Ela estava acompanhando a filha Jordana Guedes Mendonça, 18 anos que efetuava a matrícula para o curso de Odontologia. Para Lílian Guedes foi uma satisfação a escolha da filha. A caloura Jordana Guedes lembrou que “tinha na verdade uma dúvida entre Odontologia e Direito e agora vejo que tudo valeu a pena e estou animada para começar o curso”. Ela ainda disse que a escolha pelo curso levantou um certo receio por parte de sua mãe. “Primeiro ela ficou preocupada se não estava me influenciando demais porque essa é uma decisão muito importante. Depois conversei com ela e expliquei que era uma decisão minha. Senti que ela ficou muito feliz porque alguém vai dar continuidade na carreira dela”, disse Jordana. A professora Lílian Guedes ainda concluiu: “Por ela acompanhar o meu trabalho tanto na faculdade quanto no consultório isso acaba influenciando, mas em momento nenhum houve pressão. Ela me acompanhou dentro do consultório e também em aulas na faculdade. Eu acho que ela viu que tinha perfil e as habilidades necessárias para exercer a profissão”.

Professora da Faculdade de Odontologia, Lílian Guedes e sua filha Jordana Guedes que pretende seguir os passos da mãe

 

A caloura de Biomedicina, Andressa Oliveira, 17 anos, disse que depois de ter visto o resultado no site foi comemorar com a família e ligou para muita gente pra contar a novidade. Ela espera agora realização no curso e disse estar muito ansiosa para conhecer a estrutura da UFG. Diego Soares, calouro do curso de Ciências Econômicas, 17 anos, disse que ficou um pouco em choque quando viu o resultado, comemorou com amigos de ensino médio no colégio e no Parque Vaca Brava. O estudante acredita que o curso vai ser bem dinâmico e espera que seja bastante produtivo.

 

O calouro de Medicina, Guilherme Felipe, 19 anos, era um dos mais felizes e animados durante a matrícula, pois de acordo com ele, foram três anos tentando a aprovação e agora na quarta tentativa,conseguiu a vaga. Ele estava viajando quando saiu o resultado e comemorou muito, foi avisado pelos pais que , segundo ele estão tão aliviados e felizes quanto ele.

 

Veja mais fotos da Matrícula dos calouros 2011

Fuente: Ascom / UFG

Categorías: Boas-vindas