Comunidade universitária da UFG ocupa o plenário do Congresso Nacional em Brasília
Uma comitiva com cerca de 100 integrantes da comunidade universitária da Universidade Federal de Goiás (UFG) desembarcou ontem em frente ao Congresso Nacional. Todos estavam ansiosos para acompanhar a sessão solene que homenageou os 50 anos da instituição goiana. Proposta pelos deputados federais Raquel Teixeira e Pedro Wilson, a sessão foi um dos eventos mais emocionantes que marcaram as comemorações do cinquentenário da instituição. Entre os presentes, varias gerações de estudantes e professores, cuja atuações foram marcantes para a construção da UFG.
Os estudantes engajados de ontem, hoje são chamados de pioneiros e receberam todo o reconhecimento por suas contribuições históricas. Três deles estavam presentes na sessão solene. Os professores aposentados Egídio Turchi, Juarez Costa Barbosa e Orlando Ferreira de Castro ficaram emocionados quando os deputados sugeriam a quebra do protocolo e os convidaram para compor a mesa diretiva dos trabalhos durante a sessão no Plenário Ulysses Guimarães.
Sendo presidida pelo deputado Mauro Benevides, em substituição ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, a homenagem teve início com o discurso do deputado Pedro Wilson. Na ocasião, o deputado goiano destacou a importância da educação como quesito básico dos direitos humanos assim como a saúde. Pedro Wilson fez questão de lembrar o importante papel desempenhado pelos estudantes e reforçou também a necessidade de valorização da carreira docente, quando lembrou que existe hoje no Brasil um défict de cerca de 10 mil professores. Sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação questionou ao colegas deputados: “Será que teremos coragem de aprovar o repasse de 7% do produto interno bruto (PIB) para a Educação?”
Em seu discurso a secretária de Educação do Estado de Goiás e ex-reitora da UFG, Milca Severino, representando o governador Alcides Rodrigues, ressaltou os reflexos da contribuição direta da UFG para a melhoria da qualidade da educação básica no estado. Ela reconheceu que a UFG é uma instituição muito importante para o estado de Goiás e que nos últimos anos vem interagindo de uma forma muito intensa com a sociedade, principalmente pelo trabalho que desenvolve nas áreas da educação, da pesquisa, da extensão e da tecnologia e inovação. “Como reitora do período 1998-2005 fico muito feliz por participar dessas atividades alusivas ao cinquentenário. Fico muito orgulhosa de ver o crescimento, os avanços e as conquista da UFG e sinto-me muito confiante em ver um futuro promissor para a instituição”, destacou Milca Severino.
Na sequência a deputada Raquel Teixeira fez um discurso que relembrou a história da UFG. A deputada também anunciou o seu retorno às atividade como docente na UFG: “Esta Sessão Solene, a última que faço neste Congresso Nacional, não é apenas uma homenagem aos 50 anos da UFG. É uma declaração de amor à Educação e ao Brasil. Mais do que a instituição de ensino mais respeitada de Goiás, a UFG é a nossa casa, onde misturamos mente e coração a serviço do desenvolvimento. Licenciada para exercer mandato parlamentar, retorno em fevereiro, por saudade.”
Por último discursou o reitor da UFG Edward Madureira Brasil. Muito emocionado ele agradeceu a homenagem proposta pelos deputados federais e também a ousadia e determinação por parte dos pioneiros para que a UFG atingisse o atual reconhecimento. “É uma honra e privilégio estar nesse momento ao lado de vocês. A UFG só tem a agradecer por tudo que vocês nos proporcionaram”, declarou o reitor dirigindo-se aos professores Orlando de Castro, Juarez Barbosa e Egídio Turchi.
Confira os discursos do deputada Raquel Teixeira na íntegra.
Veja aqui as transmissões da TV Câmara.
Fuente: Ascom / UFG
Categorías: Homenagem
