O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
noticia7023.JPG

FEF promove o I Festival de Judô

Em 21/12/10 07:45.
Evento foi organizado pelo projeto Das lutas corporais às lutas sociais

Por Tiago Gebrim

 

A Faculdade de Educação Física (FEF/UFG) realizou, na manhã do último sábado, dia 11 de dezembro, o I Festival de Judô. O evento é parte do projeto de extensão Das lutas corporais às lutas sociais, do Centro de Práticas Corporais da FEF. Participaram do festival mais de 250 crianças de diversas unidades de ensino: Colégio da Polícia Militar de Goiás, Colégio Polivalente Modelo Goiany Prates, Escola Municipal Alessandro Miguel, Escola Municipal de Tempo Integral Silene de Andrade, Escola Municipal Moacir Monclar Brandão, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação e também dos projetos sociais Judô Mauá, Atleta do Futuro (Sesc), José Silva Lima (Kodocan), Projeto Bom Pastor e Projeto de Extensão da FEF/UFG.

 


Estavam presentes o professor e coordenador do projeto de extensão, José Luiz Falcão, o diretor da unidade, professor Juracy Guimarães, os acadêmicos responsáveis pelo festival, Marcelo Galdino e Fellipe Masson, professores das escolas e projetos sociais convidados e integrantes do Grupo de pesquisa de Lutas aplicadas a educação física escolar.


De acordo com Luiz Falcão, a FEF tem a responsabilidade de acolher as demandas sociais, fazendo jus ao seu papel de membro de uma universidade pública de qualidade. O festival de judô é um meio de promover a integração dos estudantes da rede pública com o ambiente universitário, no sentido de mostrar a eles uma outra dimensão de possibilidades – tanto pela estrutura física da FEF, diferente dos espaços menos privilegiados a que eles geralmente têm acesso, como também a própria universidade, um ideal de formação que deve ser almejado/ conquistado e que, sem esse contato, muitas vezes nem faz parte do imaginário do estudante.

 


O I Festival de Judô trouxe duas apresentações de dança, do grupo Nague-no-Kata e do Grupo Experimental de Dança da FEF. No decorrer do evento também houve competições, para os judocas com idade a partir de 15 anos. Contudo, o objetivo foi, de fato, a integração entre os grupos das diferentes instituições e desses com a universidade. Conforme assinalou José Luiz Falcão, as organizações de judô, em sua maioria, tem um foco corporativista, e, nesse evento, a intenção foi exatamente o contrário: integrar os grupos a partir de um foco educacional, que tenha fins didáticos e contribua na formação humana dos estudantes.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Extensão

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.