_A cidade é um produto alienado da produção do capital_
Por Illa Rachel
O auditório do Instituto de Informática da UFG recebeu, na manhã desta quinta-feira (9/12) a professora Ana Fani Alessandri Carlos, da Universidade de São Paulo (USP). O evento faz parte da programação do I Seminário das Metrópoles, que está ocorrendo na universidade desde ontem.
Com a pesquisa voltada para geografia urbana, Ana Fani fez uma reflexão teórica a partir das pesquisas que realizou em São Paulo e da maneira como o espaço urbano está sendo estruturado com base na produção do capital. Segundo esse viés que a pesquisadora propõe, as cidades são produzidas como mercadoria, tendo valores e comercializadas em mercado. “O capitalismo em si possui muitas contradições e encarar a cidade sob essa perspectiva implica encarar essas contradições no espaço urbano”, explica Ana Fani.
Ainda de acordo com a professora, quando se estabelece essa relação entre o capital e a cidade, acentua-se a desigualdade, uma vez que a cidade tem como objetivo cumprir todas as etapas do ciclo de produção no capitalismo. Além disso, há esse conflito entre a cidade como mercadoria ou como espaço de moradia, onde se reproduz a vida. “Assim, coloca-se um preço no espaço urbano e aqueles que não conseguem arcar com essas despesas, acabam morando nas periferias”, afirma Ana Fani. Ainda de acordo com a professora, a construção das cidades com base no capital influencia a maneira como as relações pessoais são estabelecidas, impondo valores em um cotidiano dito moderno.
Ana Fani finalizou sua palestra destacando que é preciso que se pare de acreditar nas representações do mundo e buscar compreendê-lo como realmente é. Segundo a pesquisadora, somente quando se compreender as contradições das cidades será possível encontrar o problema para buscar soluções permanentes, já que as medidas que hoje são tomadas para resolver impasses sociais são provisórias e momentâneas.
Fonte: Ascom/ UFG
