Emac promove o terceiro FUGA
Texto: Tiago Gebrim
Fotos: Jaqueline Telis
A Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG) deu início, na última sexta-feira, dia 3 de dezembro, ao III Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás, o Fuga 3. A abertura do evento foi realizada no Centro Cultural Martim Cererê, localizado no setor Sul em Goiânia. Um destaque especial desse terceiro festival foi a comemoração dos dez anos do curso de Artes Cênicas, da Emac.
O evento de abertura teve como participantes o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, o atual coordenador do curso de Artes Cênicas, Alexandre Silva Nunes, a diretora em exercício da Emac, Ana Guiomar Souza, e a professora Glacy Antunes de Oliveira, diretora da então Escola de Música no período de 1999 a 2006 e responsável pela criação do curso de teatro. Além destes convidados, estava presente o dramaturgo, professor, ator e diretor Hugo Zorzetti, homenageado da noite. Zorzetti foi docente da Emac e trabalhou, junto com Glacy Oliveira, pela ideia de ampliar a grade de cursos da Escola de Música com a graduação em Artes Cênicas.
Logo no início da abertura, completada a formação da mesa diretiva, houve uma apresentação do Quinteto de Metal Goyas, que brindou o público com Aquarela do Brasil, Asa Branca e, por fim, Por Una Cabeza, do mestre do tango Carlos Gardel. Após a apresentação, os membros da mesa conversaram sobre os dez anos do curso de teatro da Emac e os professores Zorzetti e Glacy Antunes rememoraram as etapas que foram vencidas para a criação da referida graduação, incluindo a falta de recursos que assolava as universidades federais naquele tempo. O reitor Edward Madureira Brasil lembrou a importância de se trazer a universidade para fora de seu espaço, promovendo eventos que ocupem e alimentem a razão de ser dos espaços públicos da cidade, uma forma também de aproximar universidade e comunidade, e deu como exemplo a realização do Fuga 3 no Martim Cererê. Em tom descontraído, ele e a professora Glacy conversaram sobre os futuros investimentos na Emac, direcionados a propiciar um espaço adequado para a graduação em Artes Cênicas.
Para findar o evento de abertura do festival, houve uma homenagem especial aos docentes e egressos da primeira turma do curso de Artes Cênicas, que se encontravam presentes, em um clima típico de "aula da saudade", que contou até com slides de fotos da turma no período de curso.
Realizada no Martim Cererê, a terceira edição do FUGA foi de homenagens e reconhecimento
Source: Ascom/UFG
