noticia6978.JPG

Reitor encontra alunos participantes do programa de intercâmbio internacional

Sur 06/12/10 02:00.
Durante a reunião Edward Madureira ressaltou a importância dos estudantes como embaixadores da UFG no exterior

 Flávia Gomes

Estudantes de diversas unidades acadêmicas, participantes do Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional, reuniram-se nesta sexta-feira, 3/12, para receberem as últimas orientações em relação à documentação necessária para o aproveitamento de créditos das disciplinas cursadas, após a finalização da participação no intercâmbio. O encontro foi marcado pela participação do reitor Edward Madureira Brasil, que falou sobre a importância da representação dos estudantes da UFG nas universidades.

Os futuros intercambistas têm como destino regiões da Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Portugal e Espanha. O crescimento do número de estudantes que participam de programas de intercâmbio internacional foi destaque durante a reunião. De acordo com o reitor Edward Madureira, a UFG deu passos significativos na participação internacional e ressaltou que a inserção da UFG será cada vez mais presente à medida que ela se relacionar com o mundo, e os alunos serão importantes personagens nesse processo de internacionalização. “Esperamos que vocês consigam passar uma imagem positiva da UFG e que atraiam novos estudantes a conhecer a universidade que estão construindo”, afirmou o reitor aos futuros intercambistas.


O reitor ainda ressaltou a participação da UFG na maior rede de cooperação educativa entre instituições públicas da América do Sul, a Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Ele agradeceu a confiança dos alunos e a participação de todos os professores empenhados na internacionalização da universidade. Além disso, recomendou aos alunos dedicação e que aproveitassem ao máximo a experiência no novo país. “Desejo ótimas experiências e novas ideias, que no retorno vocês contribuam ainda mais na construção dessa universidade que é de vocês”, ressaltou o professor.

Para a coordenadora de Assuntos Internacionais da UFG, Ofir Bergemann, a cada ano a universidade tem se feito mais presente no cenário internacional e isso tem rendido novos acordos de cooperação, dando visibilidade ainda maior à UFG, graças à participação dos professores, ao apoio da Reitoria e de órgãos de fomento a pesquisa, tanto nacionais como internacionais.

Cerca de 30 alunos irão participar de intercâmbio internacional no próximo ano. A maioria deles é beneficiário de bolsas de auxílio financeiro, participantes de bolsas fornecidas pelo Programa de Bolsas da Universidade Técnica de Lisboa, Fórmula Santander, Programa de Líderes Emergentes da América (Elap), oferecida pelo governo canadense e pelo Monesia, um dos projetos do Erasmus Mundus.

Expectativas

Para o aluno do nono período do curso de Engenharia Elétrica, Cláudio Henrique Santana, o intercâmbio será uma grande oportunidade para conhecer novos sistemas de distribuição de energia e conhecer culturas diferentes. Cláudio é parte de um grupo de alunos da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação (EEEC) que participarão de estágio de curta duração no Instituto Superior de Engenharia do Porto (Isep).

A possibilidade de ter acesso a um ambiente diferente e conhecer novos hábitos também motivaram a aluna do quarto período do curso de Engenharia Civil, Lorena Pires Carvalho, a participar de intercâmbio. Para a estudante Larissa Camapum de Souza, do curso de Direito, sua passagem na Universidade de Granada,na Espanha, possibilitará a ela conhecer um das culturas que influenciaram o Direito brasileiro.

Source: Ascom-UFG