O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
noticia6846.JPG

Simpósio discute o papel do conhecimento na construção das relações de poder na atualidade

Em 10/11/10 02:27.
Evento reúne pesquisadores e estudantes para discutir a difusão do conhecimento a partir da educação

Gilmara Roberto

Na manhã desta terça-feira, 9/11, realizou-se, no auditório da Faculdade de Educação (FE) da UFG, a abertura do XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. O evento aborda a temática “Conhecimento e modernidade: novos e velhos desafios” e busca discutir as condições de produção, organização e difusão do conhecimento na modernidade. A programação do simpósio vai até o dia 13 de novembro e prevê a realização de minicursos, conferências e mesas-redondas, além de programação cultural.

Durante a cerimônia as autoridades presentes lembraram a importância de discutir a educação como sendo determinante para difundir conhecimentos que levem à emancipação humana. “Este simpósio representa um espaço para a reflexão sobre os novos e velhos desafios da construção do conhecimento”, destacou a professora Iara Barreto, na ocasião representando a secretária estadual de Educação, Milca Severino Pereira.

Após a cerimônia, o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Newton Duarte, proferiu palestra, discutindo o tema do evento com base na perspectiva marxista. O professor destacou que a nossa sociedade moderna não pode ser chamada de sociedade do conhecimento uma vez que a organização capitalista encara esse conhecimento como propriedade privada e não o coloca a serviço de toda a humanidade, destinando-o a uns poucos.

Newton Duarte destacou que, nessa conjuntura, a educação tem o papel de socializar o conhecimento e difundi-lo entre todos, de modo a permitir que a sociedade conheça a realidade do mundo e então possa fazer surgir uma realidade diferente. O professor considera que, por meio do trabalho da educação, o conhecimento poderia deixar de ser propriedade privada e se tornar propriedade comum. Newton Duarte lembrou ainda que essa mudança do lugar de propriedade do conhecimento pode acontecer parcialmente numa sociedade capitalista, mas só se faria por inteiro no meio socialista.


Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Educação

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.