noticia6827.JPG

Um diálogo entre as ideias de Marx e Adorno

在 10/11/10 02:32 上。
I Seminário do Nupese contou com a participação de Mauro Iasi (UFRJ), José Leon Crochik (USP) e outros

A concepção de homem e de sociedade para Karl Marx e Theodor Adorno foi o tema que deu partida às atividades do I Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Subjetividade e Educação (Nupese), na manhã desta quinta-feira, 04/11, na Faculdade de Educação (FE). Para comentar a questão, foram convidados os professores Mauro Iasi, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e José Leon Crochik, da Universidade de São Paulo (USP).

Iasi, graduado em História, mestre e doutor em Sociologia e militante da Educação Popular, deu prioridade à explicação sobre o que seria o ser social para o pensamento marxista. Crochik, por sua vez, graduado, mestre, doutor e pós-doutor em Psicologia, pesquisador das relações entre personalidade e sociedade e interessado por temas como ideologia, tratou de desconstruir a ideia de esclarecimento como emancipação do ser humano (tal como exercita a teoria crítica desde a publicação da obra Dialética do Esclarecimento, em 1947).

Em um diálogo aberto e franco, ambos expuseram seus pontos de vista a respeito de temas relacionados a indivíduo, trabalho, grupo, dominação e exploração. Durante toda a manhã, a plateia realizou uma série de questionamentos aos dois palestrantes, buscando compreender a participação dos seres humanos no curso da história. A mediação do debate foi realizada pelo professor Francisco Hudson da Cunha Lustosa, da FE.

O evento marca o crescimento e a consolidação de um grupo que direciona suas atividades de investigação para temas inerentes ao marxismo e à teoria crítica. Na solenidade de abertura, a professora Míriam Fábia, diretora da FE, listou três motivos para celebrar a iniciativa: a troca de experiências, a integração da graduação com a pós-graduação e o amadurecimento acadêmico de alunos e servidores docentes.

Na noite de hoje, os professores Rita Maria Vilela (PUC/MG) e Paulo Tumolo (UFSC) abordarão o conceito de educação, também de acordo com o que escreveram Marx e Adorno. Nesta sexta-feira, último dia do seminário, Ângela Mascarenhas (UFG), Antônio Zuin (UFSCar), Paolo Nosella (UFSCar) e Sílvia Zanolla (UFG) debaterão sobre cultura, infância e fundamentos de educação.

Grupo – O Nupese é um espaço de discussão de várias áreas do conhecimento como filosofia, artes, ciências sociais, história, pedagogia e psicologia. Seus participantes são docentes, discentes, funcionários da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação, de outras unidades acadêmicas da UFG, bem como de outras instituições.

O trabalho do núcleo é pautado pela intenção de criar um ambiente acadêmico livre e aberto para discussões sobre o marxismo e a teoria crítica, visando acrescentar fundamentos do conhecimento à formação de alunos da graduação e da pós-graduação. Mas, sobretudo, ampliar os estudos referentes aos grupos existentes, estendendo as discussões às mais variadas áreas do saber na interface com a educação e a cultura.

 

Programação

04/11 (quinta-feira)

19 horas - Tema: Concepção de Educação em Adorno e Marx

Palestrantes: Rita Maria Vilela (PUC/MG) e Paulo Tumolo (UFSC)

Moderadora: Márcia Torres (UFG)

Local: Auditório FE/UFG

05/11 (sexta-feira)

8 horas - Tema: Cultura, infância e fundamentos da educação

Palestrantes: Ângela Mascarenhas (UFG) e Antônio Zuin (UFSCar)

Moderador: Pítias Lobo (UFG)

Local: Auditório FE/UFG

19 horas - Palestrantes: Paolo Nosella (UFSCar) e Sílvia Zanolla (UFG)

Moderadora: Simei Araújo (UFG)

Local: Auditório FE/UFG

 

资源: Ascom/UFG

类别: Reflexão