UFG participa da aula inaugural em Moçambique
Flávia Gomes
A Universidade Federal de Goiás participará na próxima terça-feira, dia 9, da aula inaugural do curso de licenciatura em Ciências Biológicas na modalidade a distância, que a UFG e a Universidade Pedagógica, localizada em Maputo, capital de Moçambique, coordenarão juntas. O curso foi um convite feito pelo Ministério da Educação (MEC) na implementação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no país africano. Participarão da aula inaugural o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o ministro da educação Fernando Haddad, e os reitores das universidades envolvidas na implementação dos cursos de EaD, além do reitor da Universidade Federal da Integração Latino- America, Hélgio Trindade.
Além de Ciências Biológicas, a UAB ministrará cursos de Pedagogia, Matemática e Gestão Pública (o único não relacionado com a formação de professores). As outras universidades participantes são a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Representarão a equipe da UFG, durante a aula inaugural, o reitor Edward Madureira Brasil, o coordenador do curso de Ciências Biológicas Welinton Lopes, o técnico de laboratório do ICB André Luiz Silva Oliveira, e representantes da equipe do Centro de Aprendizagem em Rede (Ciar) que desenvolveu a tecnologia: Alan Caio Marques e Tadeu Augusto Araújo Borges. A pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, também estará presente como integrante da comitiva do Ministério da Educação, por sua atuação na área de formação de professores e como ex-presidente do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad) entre 2008 e 2009.
Todo o suporte operacional de implementação do curso, assim como o curso de formação dos tutores, o layout da plataforma Moodle - adotada pela UFG para hospedagem dos cursos - e a instalação dos laboratórios de Biologia foram preparados pela equipe da UFG, por meio do Ciar e pelo curso de Ciências Biológicas.
Segundo a pró-reitora de Graduação, a participação da UFG é uma resposta e um reconhecimento vindo do MEC no que se refere à qualidade dos cursos de Ciências Biológicas na modalidade a distância. Ela acrescenta que será uma experiência enriquecedora na construção desse projeto que será desenvolvido em conjunto com a universidade moçambicana.
Equipe da Universidade Pedagógica de Moçambique durante visita à UFG realizada em junho de 2010
Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Universidade Aberta do Brasil
