noticia6819.JPG

Integrantes da SBPC nacional visitam a UFG

On 11/11/10 00:37 .
Os visitantes avaliaram a infraestrutura do Câmpus Samambaia, sede da 62ª Reunião Anual da entidade

Nesta quarta-feira, dia 03 de novembro, o diretor financeiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), José Raimundo Coelho, e a coordenadora da ExpoTEC, Simone Franco, percorreram as instalações do Câmpus Samambaia da UFG, em Goiânia, com a missão de reconhecer os espaços que abrigarão as atividades da 62ª Reunião Anual da SBPC, programada para julho de 2011. Conduzidos pela coordenadora regional do evento, Giselle Ottoni, e acompanhados pela arquiteta Ana Domitila Mendonça e o assessor da Reitoria, Tasso Leite, os visitantes iniciaram o percurso pelo Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, passando pelo Centro de Convivência, institutos, unidades acadêmicas e Centro de Aulas.


Para José Raimundo Coelho, a falta de infraestrutura das universidades sede das reuniões anuais geralmente é uma preocupação, mas, no caso da UFG, instalações como o Centro de Eventos  são locais muito adequados para a realização das principais atividades da programação científica, cultural e dos eventos paralelos da reunião.


O evento está programado para ocorrer de 10 a 16 de julho de 2011 e os organizadores esperam um público de aproximadamente 4 mil visitantes por dia. Giselle Ottoni informou que os próximos passos serão realizados pela comissão regional que se reunirá em breve. De acordo com José Raimundo Coelho, outras equipes da SBPC ainda virão para tratar de mais detalhes do evento.

 

Ao centro, o reitor Edward Madureira Brasil também se encontrou com Simone Franco e José Raimundo Coelho da SBPC

 

A reunião - A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde a sua fundação, em 1948, teve como principais instrumentos a realização de reuniões anuais com a participação de milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados, com o objetivo de difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, além de promover também um fórum de debate de políticas públicas em C&T.

Durante o evento sempre há a programação científica, composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos e os eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes da educação básica e população infanto-juvenil em geral), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais), que atraem a população em geral.

De acordo com Simone Franco, a ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne centenas de expositores, como grandes universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento e entidades governamentais que interagem com o público e apresentam novas tecnologias, produtos e serviços. “Meu principal objetivo com esta visita é ver o espaço que será destinado à feira, que necessita de uma área livre de, no mínimo, 6 mil m² para montar a estrutura. Na verdade, esta é um feira focada na comunidade local, pois os expositores querem interagir com a população que visitará o evento. Para isso, precisamos de um lugar bem central para que a feira fique integrada às outras atividades da programação”, explicou Simone Franco.

Source: Ascom / UFG