Começa hoje, 3/11, o Sinbiotek, organizado pelo Iesa/UFG e o IRD/France
O Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa/UFG) deu início hoje ao Simpósio internacional sobre saberes tradicionais, biodiversidade, biotecnologia e dinâmicas territoriais (Sinbiotek). Na mesa de abertura estavam presentes a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da universidade, Divina Cardoso (representando o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil), a professora convidada Catherine Aubertin, do IRD/France, o professor João de Deus, diretor do Iesa, além de Maria Geralda de Almeida, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (Laboter/Iesa/UFG) e de Ronan Eustáquio, coordenador do Sinbiotek.
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação fala na mesa de abertura do evento
Ronan Eustáquio, ao falar sobre o projeto, disse que a ideia surgiu há um ano, quando foi proposto um evento que estivesse aberto a discussões, troca de saberes e aquisição de conhecimento e que, ao mesmo tempo, fosse apto a englobar essa grande variedade de temas. Divina Cardoso informou que a universidade deseja cooperação internacional nas pesquisas com instiuições sérias, destacando a participação do Institut de Recherche pour le Développement (IRD) na realização do Sinbiotek. Em sua fala, a pró-reitora também frisou a importância de pensar temas ambientais e de sustentabilidade, que avancem no campo acadêmico e reverberem na esfera social, justamente em um momento importante de desenvolvimento do país.
O Sinbiotek ocorre entre os dias 3 e 5 de novembro, com palestras e mesas-redondas sobre temas como Saberes locais, agronegócio e biodiversidade, Terras indígenas: uso e aplicação de recursos, Biotecnologias e erosão genética: questões jurídicas e socioambientais, entre outras. Além disso, há exposições de painéis, trabalhos e programação cultural.
Mais informações
Site do Sinbiotek - http://200.137.221.78/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=2841
Source: Ascom/UFG
Catégories: Simpósio