noticia6811.jpg

Concertos na Cidade exibe mais uma edição nesta quarta-feira, 03/11

Em 11/11/10 00:56.
Recital de novembro apresenta duo de fagote e piano, com Fábio Cury (foto) e Ricardo Ballestero

Uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás e o SESC Cidadania-Goiânia, a série "Concertos na Cidade” exibe mais um recital nesta quarta-feira, dia 03/11. Na ocasião, Fábio Cury (foto) e Ricardo Ballestero farão duo de fagote e piano. O concerto ocorre a partir das 20h30, na sede do SESC localizada no Jardim América. A entrada é de graça.

Os concertos acontecem mensalmente, com a coordenação geral da professora Ana Flávia Frazão e a direção artística da professora Gyovana Carneiro. A temporada 2010, que ainda terá mais uma edição em dezembro, encerra o quinto ano consecutivo da série "Concertos na Cidade".

 

Serviço:

Concertos na Cidade
Duo
Fagote e Piano
Fábio Cury e Ricardo Ballestero
Data: 03/11/2010
Hora: 20h30
Local: SESC CIDADANIA
Avenida C 197qd. 489 Lt. 01/21 Jardim América
Entrada Franca

Obras de: J. S. Bach, C.P.E. Bach, Schumann e Saint-Saëns

Os músicos

Fábio Cury, fagote. Graduou-se em fagote na UNICAMP, em 1991, sob a orientação de Paulo Justi e, logo em seguida, na condição de bolsista do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD), integrou até 1994 a classe de solistas do Professor Klaus Thunemann, na Escola Superior de Teatro e Música de Hannover.

Recebeu o título de mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas, em 1999, e cursa atualmente o doutorado em Música na Universidade de São Paulo.

Foi premiado em inúmeros concursos brasileiros, entre eles, em 1987, o Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o VIII Prêmio Eldorado de Música, em 1995. Foi vencedor do Concurso para Fagotistas da Escola Superior de Teatro e Música de Hannover, em 1993, e recebeu, em 2000, em virtude de sua 3ª colocação, uma menção honrosa no Concurso Fernand Gillet promovido pela International Double Reed Society.

Gravou música de câmara pelos selos Paulus, Meridian e Brasil Meta Cultural. Em 2009, tendo sido premiado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, registrou para o selo Clássicos o cd Velhas e novas cirandas: música brasileira para fagote e orquestra, interpretando obras inéditas à frente da Amazonas Filarmônica.

Como solista, camerista e professor tem se apresentado e lecionado constantemente em todos os mais importantes festivais brasileiros. No exterior, tem atuado de forma marcante na divulgação do repertório brasileiro, ministrando palestras, dando cursos e apresentando-se como solista e camerista em países como Argentina, Panamá, Canadá e Inglaterra.

No Brasil teve passagens como fagotista principal pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente divide seu tempo entre: a atividade pedagógica e acadêmica, como professor da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade Cantareira, da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e do Conservatório de Tatuí; a Camerata Aberta, grupo de música contemporânea da EMESP; a Orquestra Sinfônica Municipal; e a carreira de solista, apresentando-se frente aos mais prestigiados grupos sinfônicos e camerísticos nacionais.

Fábio Cury é representante da firma Püchner no Brasil e toca com o fagote modelo superior.

Ricardo Ballestero, piano. Professor de repertório vocal do Departamento de Música da Universidade de São Paulo (USP). Fez mestrado nos Estados Unidos, na Westminster Choir College, com o professor Dalton Baldwin, renomado pianista e doutorado em Acompanhamento e Música de Câmara na University of Michigan, com orientação de Martin Katz.

Apresenta-se com frequência em recitais, tendo colaborado com os cantores Josepha Gayer (Metropolitan Opera), Luretta Bybee (New York City Opera), Nicholas Phan (Houston Grand Opera), e com o famoso violoncelista dinamarques Erling Blondal-Bengtsson. E com o fagotista Fábio Cury. Tem atuado regularmente em Nova York, Filadélfia, Detroit, Boulder, Denver, Princeton, Ann Arbor, São Paulo e Brasília.

Atuou como pianista acompanhador em aulas ministradas por Shirley Verrett, Lorna Haywood, Zehava Gal (canto), Paul Kantor (violino), e Stuart Sankey (contrabaixo). Participou também como acompanhador de master-classes dirigidas por Grace Bumbry (canto) e János Starker (violoncelo).

Colaborou com o Westminster Symphonic Choir na preparação do oratório Elias, de Felix Mendelsshn, executado pela Orquestra da Filadélfia, sob a regência de Wolfgang Sawallish.

Foi professor visitante na Universidade do Colorado, onde lecionou dicção para cantores e repertório vocal, além de ter sido o preparador musical das produções de óperas. Na temporada de 2003-2004, foi pianista/co-repetidor do Studio da Houston Grand Opera.

Fonte: Emac/UFG

Categorias: Música