Temas locais foram destaque no I Seminário de Pesquisa da FCS
Stephani Echalar
O segundo dia do I Seminário de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais trouxe na programação trabalhos voltados para a história e a atualidade goiana. No GT "Narrativas, memórias e discursos", a doutoranda em Sociologia, Mayra Regina Saraiva apresentou a trajetória de Dona Gercina Borges, célebre primeira-dama do estado, mostrando aspectos pessoais geralmente negligenciados. Neste mesmo grupo, a liderança feminina voltou a aparecer em um estudo sobre a atuação das duas reitoras da Universidade Federal de Goiás, Maria do Rosário Casimiro e Milca Severino.
Os trabalhos também abordaram a formação da elite política da Assembleia Legislativa de Goiás, e o último da série tratou de um assunto delicado e pouco estudado: o tratamento e a desvalorização dos professores.
Em outro GT, os grupos sociais de Goiânia que praticam vegetarianismo foram tema de Igor Faria, mestrando em Antropologia, que estudou as práticas, as relações sociais e o comportamento dos vegetarianos da cidade. A literatura de Machado de Assis também esteve presente no GT "Pensamento social, religiosidade e políticas do simbólico", que contou com cinco apresentações pela manhã. Na parte da tarde os grupos voltaram a se reunir para mais uma sessão de apresentações e debates entre alunos e professores.
Clique aqui e leia o que foi comentado na abertura do evento.
Fonte: FCS e Facomb/UFG
Categorie: Debate
