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Faculdade de Odontologia discute método de aprendizagem

On 26/11/10 09:33 .
Evento trouxe experiências nacionais e internacionais na utilização do modelo PBL

Flávia Gomes

 

A aprendizagem baseada em problemas, tradução do termo em inglês Problem-Based LearningPBL, foi tema do workshop realizado nesta sexta-feira na Faculade de Odontologia (FO) da UFG. Para discutir esta abordagem educacional, a FO da UFG recebeu duas professoras da Faculdade de Odontologia da Universidade de Malmo, Suécia.

As professoras Christina Lindh, vice-diretora da Faculdade de Odontologia e coordenadora Internacional de intercâmbio, e Madeleine Rohlin, coordenadora de Projetos do Conselho Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (SBU, The Swedish Council on Health Technology Assessment), editora do European Journal of Dental Education (EJDE), apresentaram a metodologia PBL desenvolvida há 20 anos na Universidade de Malmo.

Já utilizado em algumas disciplinas do curso de Odontologia da UFG, segundo a professora Vânia Cristina Marcelo, as experiências têm dado resultados positivos e a resposta ao aprendizado tem sido maior. “Utilizo muito essa abordagem de aprendizagem e percebo que o interesse nas aulas aumentou. É perceptível o envolvimento dos alunos, a participação e a diminuição do número de faltas nas aulas”, afirmou Vânia.

Segundo a professora Rejane Faria Ribeiro-Rotta, também da FO da UFG, uma das grandes vantagens do método PBL é a exposição do aluno ao problema real. Além disso, o método transfere a responsabilidade da construção do conhecimento individual para o próprio aluno. “O estudante passa a ser o protagonista e deixa de ter aprendizado fragmentado, mas sim contextualizado com a realidade", reiterou Rejane.

De acordo com a vice-diretora da Faculdade de Odontologia da Universidade de Malmo, Christina Lindh, umas das diferenças em relação ao método tradicional de ensino é que neste há a exigência do conhecimento prévio para a construção do aprendizado, já no PBL o conhecimento é construído com base nos problemas, criados em cada situação clínica.

Esta forma de ensinar já é utilizada integralmente em algumas faculdades do país. O curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), os cursos de Medicina da Uni-Evangélica de Anápolis e da Pontifícia Universidade Católica de Goias (PUC-GO) também seguem esse método, em que “ a inteligência é formatada pela experiência”, como caracterizou a professora sueca. 

 

Quelle: Ascom/UFG

Kategorien: Metodologia