noticia6715.jpg

Fórum de Agroecologia debate os caminhos da agricultura atual

Sur 26/11/10 09:41.
O evento discutiu as diversas vertentes da agricultura ecológica e como torná-la realidade no país

 Illa Rachel

A Faculdade de Direito da UFG recebeu, entre os dias 13 e 15 de outubro, estudantes, professores, produtores e interessados em discutir um dos temas de maior destaque na agricultura atual: a agroecologia. O I Fórum Goiano de Agroecologia serviu como espaço de trocas e de relatos de experiências práticas daqueles que já praticam a agricultura ecológica, além do repasse de conhecimentos advindos de pesquisas realizadas na área.

Esta nova abordagem da agricultura leva em consideração aspectos agronômicos, ambientais e socioeconômicos, procurando produzir alimentos de maneira sustentável, para que o meio ambiente não seja degradado durante o processo. As palestras ficaram a cargo de professores da Escola de Agronomia da UFG, estudiosos da agroecologia, além de funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás (Emater-GO), do Banco do Brasil, do presidente da Asociación Silvo Agropecuaria (ASAP) do Panamá, Orlando Lozada, e de produtores.

De acordo com a coordenadora do evento, Magda Beatriz de Almeida Matteucci, cerca de 400 pessoas compareceram às palestras, entre pequenos agricultores e membros de movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Muitos dos inscritos vieram de Tocantins, Distrito Federal e Bahia, o que, para Magda Matteucci, constitui reflexo da posição de destaque que Goiás alcançou no estudo e desenvolvimento da agroecologia. “Goiás, hoje, é uma referência na produção agrícola ecológica, e a Escola de Agronomia da UFG tem contribuído muito para este crescimento”, explica a professora.

Para a coordenadora, o momento marcante do Fórum foi a conferência magna com a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi. Considerada pioneira no desenvolvimento de uma agricultura menos agressiva, Primavesi ministrou o curso de Agricultura Alternativa na EA em 1989, um passo fundamental para a consolidação desta visão de agricultura no estado e na UFG. Magda Matteucci acredita que, para os estudantes particularmente, a palestra de Primavesi é essencial para a formação de uma visão diferente da agricultura, que fuja do agronegócio.

Pioneira nos estudos e na prática da agroecologia, Ana Maria Primavesi narrou suas experiências

Source: Ascom / UFG