Faculdade de Odontologia realiza seminário sobre metodologia de aprendizagem

Sur 29/11/10 01:01.
Atividade é fruto de intercâmbio entre UFG e Universidade de Malmo na Suécia

A Faculdade de Odontologia (FO) da UFG realiza nesta sexta-feira, dia 15/10, às 8 horas, no Auditório da faculdade, um workshop sobre PBL (Problem Based Learning). Esta atividade é fruto do intercâmbio Linnaeus-Palme, estabelecido desde 2008 entre a FO e a Faculdade de Odontologia da Universidade de Malmo, Suécia, que utiliza esta metodologia há vinte anos. Enriquecendo a experiência participarão também a equipe do curso de Medicina da PUC-GO, que implantou e utiliza esta metodologia desde a criação do curso.
A equipe sueca está representada pelas professoras Christina Lindh, vice-diretora da Faculdade de Odontologia e coordenadora Internacional de intercâmbio, e Madeleine Rohlin, coordenadora de Projetos do Conselho Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (SBU, The Swedish Council on Health Technology Assessment), editora do European Journal of Dental Education (EJDE).
A PUC-GO se fará representar pelas professoras Rita Francis G. R. Branco, mestre e doutora em Educação Médica, psicoterapeuta e líder de grupo Balint; e Fábia Ma. O. Pinho, mestre em Medicina Tropical e doutora em Nefrologia, coordenadora do curso do Eixo do Desenvolvimento Pessoal do curso de Medicina da PUC-GO.

A metodologia PBL

O PBL (Aprendizado baseado em Problemas) é um método de aprendizagem centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e integrador do conhecimento, promovendo o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo e estimulando o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aluno sai do papel de receptor passivo para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso. A metodologia do PBL enfatiza a aprendizagem autodirigida, centrada no estudante. Grupos de até 12 estudantes se reúnem com um docente (tutor ou facilitador) duas ou três vezes por semana. O professor não "ensina" da maneira tradicional, mas facilita a discussão dos alunos, conduzindo quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para cada situação.


Source: FO/UFG