Edward Madureira acompanha debate em Brasília
João Henrique Mendes Freitas (Portal Andifes)
Os presidenciáveis debateram, na última quinta-feira (23/09), na Universidade Católica de Brasília, suas propostas para a Educação. Os quatro candidatos que lideram as pesquisas de intenção de votos, Dilma Roussef, José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio, estiveram presentes. O encontro foi promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), pela Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e pela Universidade Católica de Brasília (UCB), instituições que representam o modelo de educação católica no país.
O reitor da UFG e presidente da Andifes, Edward Madureira, esteve no debate acompanhado do secretário executivo, Gustavo Balduino, e fez um balanço positivo. “É fundamental para o eleitor saber detalhes a respeito das políticas que o futuro governante adotará. As entidades que organizaram o debate estão de parabéns”. O secretário executivo da Andifes concordou. “Só a educação, a ciência e a tecnologia são capazes de impulsionar com consistência o crescimento do país. Por isto, esse tipo de iniciativa ajuda a formação do eleitor a poucos dias do pleito”, finalizou.
O debate teve características diferentes em relação ao que o público está acostumado a ver nos veículos televisivos. A principal diferença foi que os candidatos não fizeram perguntas uns aos outros. Essa alteração de formato se mostrou acertada porque forçou os candidatos a manterem constantemente o foco do debate na Educação. As perguntas foram apresentadas pelos organizadores e por entidades convidadas, e os candidatos foram escolhidos por sorteio para responder e comentar.
Marina Silva, Dilma Rousseff, José Serra e Plínio de Arruda colocaram como prioridade de seu governo, caso fosse eleitos, uma educação para uma "sociedade do conhecimento", com foco maior para o ensino público. Destacaram, no discurso, a construção de creches para crianças de zero a quatro anos. Plínio de Arruda Sampaio foi o mais enfático no quesito educação pública e prometeu: "Temos que fazer com que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) vá para as universidades", disse.
O debate foi transmitido pela Rede Vida e outras emissoras de televisão.
Source: Andifes
