Propostas para a melhoria da mobilidade em Goiânia
Na tarde de ontem (20/09), durante o Seminário “Os desafios da mobilidade sustentável em Goiânia”, foram apresentados e discutidos os projetos do Termo de Compromisso assinado pela UFG em parceria com a AMT e CETRAN. O evento fez parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito.
A primeira apresentação foi da professora da Escola de Engenharia Civil, Márcia Helena Macêdo, que propôs um plano de capacitação, a ser desenvolvido mediante um curso de especialização, cujo processo de seleção deve começar em fevereiro do próximo ano. Em seguida, a professora da Faculdade de Comunicação, Rosana Maria Ribeiro Borges, mostrou aos presentes os dois interprogramas da TV UFG – Ei, se liga na UFG e Conhecendo a UFG – e propôs a produção de interprogramas educativos sobre o trânsito para serem veiculados na TV UFG e postados na Rede IFES.
As professoras Rosana Maria Ribeiro Borges e Márcia Helena Macedo
O professor do Instituto de Informática (IF), Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, apresentou um programa de simulação computacional de tráfego, desenvolvido na UFG. O programa, segundo ele, pretende criar soluções viáveis para os problemas de tráfego em Goiânia. A UFG, com esse software, pretende oferecer uma ferramenta de trabalho aos órgãos públicos no que diz respeito à mobilidade. “Os softwares atualmente utilizados são importados e, por isso, além do alto custo, não lidam com as particularidades da cidade”, destacou. Já existe um programa chamado Problema de Equilíbrio do Tráfego, PET-GYN, que emprega a modelagem matemática baseada nas características da cidade de Goiânia. “O trabalho UFG-AMT pode contribuir para a melhoria do trânsito na capital”, finalizou Hugo do Nascimento. Atualmente o grupo do IF trabalha com a base do Google Maps e o atual alvo de análises é a Praça Universitária.
Professor Hugo Alexandre Dantas do Nascimento ao lado da professora Erika Cristine Kneib durante o seminário
A última apresentação foi a da professora da Faculdade de Artes Visuais, Erika Cristine Kneib. Ela propôs, junto com outros docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo, o programa “Construindo um novo paradigma para a mobilidade urbana em Goiânia”. O programa pretende utilizar três projetos de extensão da universidade para integrar o conhecimento dos docentes da UFG com os técnicos municipais. “Queremos ajudar a construir um novo paradigma porque do jeito que está não dá para ficar”, explicou Erika Kneib. Técnicos e gestores serão o foco do programa que, com recursos do Ministério da Educação (MEC), será composto por minicursos, oficinas, documentos técnicos e um seminário ao final para apresentar os resultados do programa.
Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: Semana Nacional de Trânsito
