Posse da diretoria do Instituto de Ciências Biológicas é acompanhada pela comunidade acadêmica da unidade
Muitos estudantes, professores e técnicos administrativos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) acompanharam a posse da nova diretoria da unidade que ocorreu no final da manhã do dia 20 de setembro, na sala de reuniões da Reitoria da UFG. Assumiram os cargos de diretor e vice-diretora, respectivamente, os professores Cirano José Ulhoa e Maria Helena Rezende. Cirano José Ulhoa é professor titular do ICB. De 2005 a 2006 foi chefe do departamento Bioquímica e Biologia Molecular e de 2008-2010 foi coordenador do programa de pós-graduação em Biologia. Maria Helena Rezende é professora associada II e, de 2007 a 2010, foi membro titular da Comissão de Avaliação Docente do instituto.
Ao centro, o reitor Edward Madureira Brasil entrega o termo de posse à vice-diretora Maria Helena Rezende e ao diretor Cirano José Ulhoa
De acordo com Cirano José Ulhoa, a gestão 2010-2014 deve priorizar alguns eixos fundamentais como: a elaboração do Plano de Gestão da unidade, a ampliação dos recursos humanos e materiais, estímulo a uma maior participação dos professores, dos técnicos administrativos e dos estudantes, nos diversos colegiados do ICB, de modo a garantir a esses segmentos maior representatividade e participação na vida acadêmica e comunitária, além de melhorar o desempenho das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa.
O reitor da Edward Madureira Brasil, após ressaltar que a instituição passa por um dos momentos mais ricos de sua história, parabenizou o empreendedorismo e a determinação do ex-diretor Reginaldo Nassar Ferreira por buscar atender a uma série de reivindicações da unidade. Em discurso, o professor Reginaldo Nassar Ferreira, que dirigiu o ICB por quatro anos, afirmou deixar a diretoria com a sensação de dever cumprido e destacou a capacidade que a unidade tem de se tornar um centro de excelência em ensino e pesquisa.
Estudantes, técnicos administrativos e professores que acompanharam a cerimônia de posse
História - Criado pelo Decreto n.º 63.817, de 16 de dezembro de 1968, o Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás oferece atualmente a graduação em Biomedicina, Ecologia e Análise Ambiental e Ciências Biológicas, nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado. Em nível de pós-graduação, o ICB atende às áreas de Biologia, Ciências Ambientais e Ecologia.
O ICB abriga quatro departamentos: Biologia Geral (DBG), Ciências Fisiológicas (DCIF), Bioquímica e Biologia Molecular (DBBM) e Morfologia (DMORF), divididos em quatro prédios no Câmpus Samambaia da UFG. Atualmente, cerca de 115 professores, 35 técnicos administrativos e aproximadamente 800 estudantes compõem a comunidade acadêmica da unidade. O Instituto oferece ainda disciplinas aos estudantes dos cursos de Agronomia, Enfermagem, Nutrição, Medicina Veterinária, Medicina, Farmácia, Odontologia e Educação Física, além de algumas disciplinas aos cursos de Geografia e Química.
Source: Ascom / UFG
