O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
noticia6555.JPG

Universidade e empresa em busca de inovação

In 12/09/10 07:43 .
II Café Tecnológico discutiu como a academia pode contribuir para o desenvolvimento de produtos em empresas tecnológicas

Por Gilmara Roberto

Fotos: Carlos Siqueira

Na manhã desta quinta feira (09/09), pesquisadores, empresários, professores e estudantes se reuniram durante o II Café Tecnológico da UFG. O evento foi realizado pela Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG – CTIT/PRPPG, no Centro de Cultura e Eventos, no Câmpus Samambaia. Com a participação do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roberto Alencar Lotufo, os presentes discutiram a importância de se promover a interação e a troca de conteúdos do meio tecnológico entre a universidade e a comunidade empresarial.

Ministrando a palestra “O desafio da interação universidade-empresa”, o professor Roberto Lotufo falou sobre a mudança do papel da universidade que hoje não apenas forma profissionais e desenvolve pesquisa, como também estabelece parcerias com empresas e empreendedores. Segundo o professor, essa parceria se estabelece por meio da transferência da pesquisa aplicada ao desenvolvimento de produtos inovadores e da incubação de empresas.

Professor Roberto Lotufo relatou sua experiência com a relação universidade-empresa na Agência Inovação Inova da Unicamp

 

O professor destacou ainda que, diante da atual competitividade, para uma empresa se manter no mercado precisa investir em inovação. Considerando que o desenvolvimento de novas tecnologias surge essencialmente nas universidades, Roberto Lotufo pontuou que as parcerias entre instituições de ensino superior e empresas estão se ampliando e se consolidando. O professor destacou que, embora a pesquisa acadêmica possa subsidiar o desenvolvimento de produtos, o intento principal deve ser a produção de mais conhecimento.

A UFG participa da integração universidade-empresa principalmente por meio do Programa de Incubação de Empresas (Proine) que, na ocasião do evento, graduou três empresas participantes. A incubação realizada pela Proine consiste num processo de apoio à manutenção de empresas tecnológicas, que são selecionadas anualmente. A empresa do professor Carlos Eduardo Anunciação, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFG, foi graduada durante o evento. O professor destacou que o apoio recebido por meio de “cursos de capacitação e treinamento para os profissionais, de gerenciamento empresarial e mesmo o suporte para a tabulação de preços dos produtos” foi fundamental para a consolidação de seu empreendimento.

Carlos Anunciação destacou a importânica de se diminuir a distância entre empresa e universidade

 

A gerente da Proine, Emília Rosângela Pires, explicou que o programa desenvolve justamente o que o debate do evento veio propor: a transferência de conhecimento da universidade para a sociedade por meio da geração de empresas e da capacitação de empreendedores. “O programa é uma forma de a universidade retornar à comunidade o que foi recebido para seu desenvolvimento e para formação de seus estudantes”, destacou Emília Pires.

Entre as autoridades presentes no evento estiveram o coordenador da Proine, João Teodoro Pádua, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Divina das Dores de Paula, o vice-reitor da UFG, Eriberto Francisco Beviláqua Marin, e o reitor Edward Madureira Brasil, que falou sobre o projeto de construção do parque tecnológico da universidade, que está sendo iniciado.

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorie: Parcerias

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.