Formação do nutricionista é tema de workshop na Fanut
De acordo com a diretora da Fanut, professora Maria do Rosário Gondim Peixoto, o encontro se propõe a conhecer a realidade do ensino de Nutrição em Goiás, impulsionar o movimento de reformulação do currículo e o processo de reflexão sobre o atendimento às diretrizes curriculares. “Temos os documentos, mas conhecemos pouco sobre a forma como estão sendo implantados no curso de Nutrição da nossa região”, explicou Maria do Rosário Godim.
As diretrizes implantadas pelo Ministério da Saúde sugerem as competências, as habilidades profissionais, além de recomendar que o estudante tenha contato desde o inicio da formação acadêmica com a prática profissional, de forma que não haja uma lacuna entre mercado e universidade.
Uma das participantes do evento, a nutricionista e assessora técnica do Ministério da Saúde, Teresa Passarella, apresentou as Políticas de Integração Ensino - Serviço na Formação em Saúde. A assessora destacou a importância do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), tanto para alunos quanto para a sociedade. No país, há 1.100 unidades básicas de saúde envolvidas no PET-Saúde, distribuídas em todo o país. Teresa Passarella considera que o programa facilita o processo de interação entre ensino e serviço para comunidade.
Apesar das dificuldades, a diretora da Fanut apontou o avanço da UFG na aplicação das diretrizes do Ministério da Saúde. Maria do Rosário Peixoto afirmou que um dos objetivos da comissão é aproximar os alunos do mercado, já que a aproximação entre esses dois mundos é frágil, o que precisa ser reformulado.
Fonte: ascom/UFG
