noticia6491.jpg

Festival traz júris renomados e debates sobre temas variados

En 25/08/10 08:19 .
Os 42 filmes julgados começarão a ser exibidos amanhã (25/8)

 

A quarta edição do Festival de Cinema Universitário Latino-Americano – Perro Loco 2010 – já começou e continua até o dia 29 de agosto, no Câmpus Samambaia da UFG. Na mostra competitiva, serão exibidos 42 filmes universitários entre quarta-feira (25/8) e sábado (28/8).

Os jurados
- O júri da Mostra Competitiva deste ano é formado por cinco integrantes de renome na área audiovisual: Pablo Lamar, premiado diretor paraguaio; Francisco César Filho, diretor e roteirista no Brasil e no exterior, e organizador da Mostra do Audiovisual Paulista; Carlos Magno Rodrigues, licenciado em Animação e Belas Artes; Rafael Urban, colunista especializado em cinema brasileiro e produtor de festivais em Curitiba (PR); e Maria Fátima Martins, doutora em Sociologia e pós-graduada em Artes Visuais. São eles que decidirão quais serão as obras premiadas no Perro Loco 4.

 

O festival tem sete categorias de avaliação. Em seis o júri define os vencedores: Melhor Ficção, Melhor Documentário, e Melhor Animação, Melhor Experimentação de Linguagem, Melhor Expressão Cultural e Especial. Há ainda o troféu direcionado a obra escolhida pelo voto popular. Todos os premiados ganham troféu e certificado do evento.

Debates
- Durante o Perro Loco 4 serão realizados debates sobre diversos temas. O que eles têm em comum é o cinema como meio de socialização e de fomento para questionamentos e discussões que colaborem para a realização da atividade.

A dinâmica de usar o vídeo como aparato educativo será o tema do grupo de discussão Cinema e Interdisciplinaridade, que ocorrerá nesta quarta-feira (25/04), às 9h, e terá a presença do odontólogo Leandro Brambilla Martorell, dos matemáticos Roberto Barcelos Souza e José Pedro Machado Ribeiro, e do licenciado em artes, Henrique Lima Assis.

 

O debate sobre o México, realizado na quarta-feira, às 9h, abordará, especialmente, o zapatismo - movimento de Emiliano Zapata contra o domínio de Porfírio Diaz, que culminou na Revolução Mexicana de 1910 – e os demais movimentos de cunho popular na América Latina, ilustrando a utilização do cinema como uma ferramenta de interação entre contextos históricos e de comunicação com o público. Após a discussão, serão exibidos filmes de direção de Carlos Magno, que conduzirá a atividade com os professores José Eduardo Reinato, Camilo Negri e Libertad Borges Bittencourt.

Fuente: Assessoria Perro Loco

Categorías: Perro Loco