noticia6473.jpg

Projeto Universidade em Cena recebe pesquisadores

Em 30/08/10 07:27.
Hans-Thies Lehmann, autor da teoria do teatro pós-dramático, é um dos convidados para o evento, que ocorre entre os dias 30/8 e 1/9

Em comemoração aos 50 anos da UFG, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura, a Escola de Música e Artes Cênicas e o projeto Universidade em Cena, com apoio cultural do SEBRAE-GO e do Instituto Goethe-SP, trazem para Goiás um dos mais importantes teóricos e críticos teatrais da atualidade, Hans-Thies Lehmann, autor da teoria do teatro pós-dramático.

A visita de Lehmann a Goiânia ocorre juntamente com a visita de Eleni Varopoulou, especialista em teatro grego antigo e contemporâneo. Com isso, torna-se possível aos pesquisadores de teatro, artistas, intelectuais e críticos de arte do estado conhecer e debater a realidade da cena contemporânea, refletindo conjuntamente sobre as raízes do teatro ocidental, que tanto influenciaram e influenciam a estética teatral de todo o mundo, inclusive no panorama de multiculturalidade atual.

A visita de Lehmann e Varopoulou a Goiás acontece por ocasião da realização de um ciclo de eventos, do qual a Universidade Federal de Goiás participa. A turnê de HANS-THIES LEHMANN no Brasil em 2010 foi idealizada e está sendo produzida por Wolfgang Pannek, co-diretor da Taanteatro Companhia. O projeto, que integra diversas universidades brasileiras, promove uma série de palestras, seminários e conferências, realizados por Hans-Thies Lehmann e Eleni Varopoulou.

LOCAL: Teatro da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG.
PROGRAMAÇÃO

30.08.2010
17h00 – Performances e Intervenções Cênicas
18h00 – Cerimônia de Abertura
19h00 – Palestra: “Teatro Além do Drama: Entre o Pós e o Pré-Dramático”,
com Hans-Thies Lehmann.
20h00 – Debate

31.08.2010
19h00 – Palestra: “Teatro Grego: do Antigo ao Contemporâneo”,
com Eleni Varapoulou.
20h00 – Debate

01.09.2010
19h00 – Palestra: “O Lugar da Política no Teatro Pós-Dramático”,
com Hans-Thies Lehmann.
20h00 – Debate

 

PERFIL

 


Hans-Thies Lehmann é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes teóricos da estética teatral e do teatro contemporâneo. É professor de Estudos Teatrais da Universidade Johann Wolfgang Goethe, em Frankfurt am Main – Alemanha, e membro da Academia Alemã de Artes Cênicas. Nasceu em Ehringshausen, em 1944, e também trabalhou como dramaturgo com diretores de destaque na Europa, como o grego Theodoros Terzopoulos. Entre seus livros, foram publicados no Brasil Teatro pós-dramático (Cosac Naify, 2007) e Escritura política no texto teatral (Perspectiva, 2009). Sua teoria do teatro pós-dramático causou e vem causando muitas discussões no meio teatral, inspirando novos estudos, gerando polêmicas, angariando adeptos e oponentes. Recentemente, os estudiosos teatrais Jacó Guinsburg e Sílvia Fernandes reuniram diversos pesquisadores brasileiros para a criação de um livro que reflete e debate as controvérsias da teoria de Lehmann. O livro recebeu o título de O pós-dramático: um conceito operativo? (Perspectiva, 2008).


Eleni VARAPOULOU é teórica, tradutora e crítica teatral. Desde 1974, vem trabalhando como crítica de teatro em diversos jornais gregos. Sua produção escrita se estende sobre os principais temas culturais europeus e as tendências modernas no teatro internacional. Traduziu diversos textos de Heiner Muller, Walter Benjamin, Hermann Broch, Bertolt Brecht, Goethe, bem como textos do grego antigo para grego moderno, como Os Persas, de Ésquilo (2009, para uma produção de Dimiter Gotscheff em Epidauro) e O Trojan Wome, de Eurípides. Suas traduções de Heiner Muller, publicadas pela Agra Publicações, foram utilizadas pelo diretor grego Theodoros Terzopoulos em suas produções teatrais. É professora de Estudos Teatrais na Universidade de Atenas, Salónica, Patras, da Universidade Johann Wolfgang Goethe (Frankfurt, Alemanha) e da Universidade Livre de Berlim, além de fundadora e diretora do Festival Argos (1992-1997), na Grécia.

Wolfgang Pannek, organizador do HANS THIES LEHMANN BRASIL TOUR 2010, é diretor teatral, ator e produtor. Co-diretor da Taanteatro Companhia (SP) desde 1994, traduziu textos teatrais de Thomas Bernhard, George Tabori e Antonin Artaud. Foi curador da Mostra 95 Butoh e Teatro Pesquisa e da Mostra Artaud 100 Anos. Atuou como coreógrafo, preparador corporal e ator em Os Sertões, do Teatro Oficina, sob direção de José Celso Martinez Corrêa. É co-autor, ao lado de Maura Baiocchi, do livro Taanteatro - teatro coreográfico de tensões (Azougue Editorial, 2007). Realizou e vem realizando trabalhos teatrais em países como Alemanha, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Moçambique e Japão.

 

Cooperam as seguintes universidades brasileiras:

Universidade Federal de Goiás (UFG)
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade de Brasília (UNB)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Equipe responsável em Goiás:

Pró-reitor de Extensão e Cultura/UFG: Anselmo Pessoa Neto
Diretor da Escola de Música e Artes Cênicas/UFG: Eduardo Meirinhos
Coordenadora de Cultura da PROEC/UFG: Flávia Maria Cruvinel
Curador da Conferência: Alexandre Silva Nunes
Equipe Colaboradora: Kléber Damaso, Urânia Maia, Gerda Arianna, Luiz Davi Gonçalves e Aires de Oliveira.

Fonte: Emac/UFG

Categorias: Evento