Workshop avalia o uso de novas metodologias no ensino
Com o objetivo de apresentar diferentes experiências para a formação científica e trazer à comunidade informações que socializem a utilização, em sala de aula, de materiais lúdicos, o Centro de Estudo Avançado Multidisciplinar de Ensino (Ceame), do Instituto de Ciencias Biológicas (ICB) da UFG, realizou, nesta sexta feira (13/08), no auditório da Faculdade de Direito, o workshop "Material didático na formação científica e tecnológica”. Umas das propostas do evento foi discutir e demontrar experiências de professores que já utilizaram materiais lúdicos e tiveram resultados positivos com os alunos.
Professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Thomaz Catunda acredita que o ensino tradicional tem se mostrado pouco eficiente. Ele considera que o aluno precisa participar do processo de conhecimento e não só receber as informações prontas do professor. Além disso, ele afirma que, mesmo utilizando material lúdico, os professores devem agir como provocadores, estimulando o aluno a investigar o processo desenvolvido durante a aula.
Durante o workshop, a professora Maria Emília Caixeta de Castro Lima, do Centro de Ensino de Ciências e Matemática (Cecimig), ligado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), relatou os métodos utilizados no centro e como eles tiveram papel importante e transformador no ensino. Segundo ela, as metodologias utilizadas pelos professores tiveram bons resultados e acrescentaram à formação intelectual dos estudantes.
Para a professora do ICB, Elisângela de Paula S. Lacerda, os jogos lúdicos podem ser ótimos recursos, desde que tenha objetivo e ele seja trabalhado de forma coerente e clara. Ela destacou que o educador deve estar preparado, além de respeitar a indicação de faixa etária em cada jogo a ser utilizado. Ela também defende a ideia de que o aluno deve participar de todo o processo de construção dos jogos, a fim de que se obtenham os resultados esperados.
Professores da UFG e de outras instituições de ensino superior marcaram presença no evento, apresentando as formas mais adotadas que renderam bons resultados. De acordo com o coordenador do evento, o professor do ICB Carlos Eduardo Anunciação, é preciso estimular e criar novas propostas de ensino, já que os estudantes estão mais exigentes, e os profesores, com dificuldades de acesso a métodos de ensino inovadores. Para Anunciação, a universidade precisa ter o compromisso de criar novas propostas para melhorar a qualidade no ensino.
Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Pedagogia
