Rádio Universitária tem nova diretoria

Em 17/08/10 06:12.
Durante cerimônia de posse, a importância do veículo para a promoção da cultura e da educação foi destacada

Por Gilmara Roberto

O novo diretor da Rádio Universitária tomou posse na manhã desta quinta-feira, dia 12. Luiz Signates Freitas recebeu o cargo do jornalista Roberto Pereira Nunes, que o ocupou por oito anos, e passa agora ao cargo de vice-diretor. Da cerimônia, que ocorreu no auditório da rádio, participou ainda o reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil.


Luiz Signates é professor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da UFG desde 1994. Graduado em Jornalismo pela UFG, completou seu pós-doutorado em Epistemologia da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).


Roberto Nunes assumiu a Rádio Universitária em 2002 e relatou que, na época, o veículo enfrentava problemas de ordem técnica. “Os transmissores estavam em más condições de funcionamento, o quadro de pessoal necessitava de capacitação e a rádio ainda não era informatizada”, explicou o jornalista.


A importância da rádio como emissora pública, educativa, cultural e acadêmica, lembrada pelo reitor, foi ressaltada no pronunciamento dos atuais diretor e do vice-diretor.


Sobre o papel da rádio no cenário cultural do estado de Goiás, Roberto Nunes afirmaou que “a Rádio Universitária é uma ilha – e eu digo ilha porque ela está sozinha – de divulgação dos movimentos culturais que não fazem parte da programação de outros veículos, simplesmente porque não têm recursos para isso, mas que representam muito bem o nosso povo, nossa cultura e nossa identidade”, pontuou Roberto Nunes.


O ex-diretor destacou ainda que sua maior satisfação durante os anos em que atuou como diretor é ter compreendido a importância da rádio para o desenvolvimento da cultura e dos processos de ensino, pesquisa e extensão no estado.


Luiz Signates colocou em discussão as concessões dadas aos veículos de radiodifusão no país. Apesar de a Rádio Universitária ser uma rádio pública vinculada à UFG, ela não tem sua concessão renovada desde 1985. “É um absurdo a mais antiga emissora cultural do estado de Goiás, pertencente à mais importante instituição de ensino do estado e uma das mais importantes do país, funcionar de maneira ilegal”, declarou o professor.


Como metas propostas, o novo diretor declarou que pretende elaborar uma política de programação consistente, integrar ainda mais o veículo com a universidade e contribuir para uma atuação mais positiva da comunicação. Além disso, Luiz Signates destacou como o principal desafio “dar mais visibilidade à Rádio Universitária na sociedade goianiense, para que ela cumpra de fato a sua função pública”.

 

Da esquerda para a direita, o reitor da UFG Edward Madureira Brasil, o novo diretor da Rádio Universitária, Luiz Signates e o vice-diretor, Roberto Nunes

Fonte: Ascom/UFG