O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
noticia6328.JPG

Especialização em saúde da família integra UFG e profissionais da saúde do estado

Em 13/07/10 23:34.
Parceria entre universidade e Ministério da Saúde promoveu a qualificação de mais de quinhentos profissionais

Por Gilmara Roberto

Fotos: Carlos Siqueira

 

No último sábado (10/7), a Faculdade de Enfermagem da UFG encerrou o curso de especialização Multiprofissional em Saúde da Família. A cerimônia de encerramento do curso foi realizada no Centro de Cultura e Eventos, no Câmpus Samambaia, e teve a participação de professores e autoridades.

O curso foi uma parceria entre a universidade e as secretarias estadual e municipais de saúde e formou cerca de 530 profissionais de saúde. Puderam se inscrever onze categorias de profissionais da rede pública de saúde vindos de várias cidades do estado. Os inscritos receberam aulas e participaram de debates pela internet, além de uma aula presencial por mês.

Antes da cerimônia os estudantes expuseram na forma de painéis seus trabalhos de conclusão de curso, em grupos. Os temas dos trabalhos foram diversificados, porém, todos voltados para a temática da promoção da saúde e tratamento de doenças por meio das ações de atendimentos às famílias no ambiente domiciliar.

Quando o curso começou, no mês de setembro de 2009, Mariane Artman estava grávida. Surgiu, então, a ideia de realizar o trabalho de final de curso com base na atuação de grupos de gestantes que realizam trabalhos assistenciais. Mariane explica que o trabalho do grupo de gestantes é levar às grávidas apoio psicológico e informação. Muitas vezes as mulheres grávidas procuram o grupo para conseguir ainda ajuda financeira e o enxoval de bebê. Segundo Mariane, na maioria dos casos, elas se articulam e conseguem os benefícios.

Pensando na promoção da saúde, o grupo de Elizabeth Estevo trabalhou com a proposta de implantação de hortas no ambiente familiar. Ela explica que o cultivo de hortaliças em casa é uma forma de terapia, além de gerar renda. Elizabeth esclarece ainda que o grupo baseou o trabalho em estudos teóricos para subsidiar as equipes que implementarão a proposta. “Nosso objetivo é formar multiplicadores dessa ação por meio dos líderes comunitários”, pontua Elizabeth.

 Elizabeth (à direita) e seu grupo propõe o reaproveitamento do lixo orgânico no cultivo das hortaliças

A professora Maria Alves Barbosa que coordenou a especialização explica que “A exigência do curso é que eles tenham alguma mudança na prática profissional. Inclusive no TCC, orientamos para que eles façam um relato de experiência quanto à mudança da prática”. Ela ressalta ainda que o objetivo do curso é melhorar a prática assistencial do SUS por meio da formação dos profissionais de saúde.

 

 Professora Maria Alves insiste em novas práticas dos concluintes da especialização: "Comece você a fazer a diferença no serviço público"

Na cerimônia de encerramento, estiveram presentes o reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, representantes dos secretários estadual e municipais de saúde e professores da área. As autoridades discursaram principalmente sobre a importância da atualização profissional e do compromisso dos profissionais em melhorar o sistema de saúde pública do país.

 

O reitor parabeniza a Faculdade de Enfermagem pela realização do curso e por estar sempre atuando em conformidade com os interesses e necessidades da sociedade

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Especialização

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.