Experiências da educação a distância foram o foco do 3º Seminário de Educação em Rede

En 05/07/10 23:47 .
Homenagem à professora Mirza Seabra Toschi e palestra sobre aprendizagem em rede marcaram a abertura do evento

Com o tema Aprendizagens em processos virtuais e presenciais, teve início o 3º Seminário de Educação em Rede promovido pela Faculdade de Educação da UFG e pelo Centro de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). A apresentação do Grupo de Choro do Teatro Escola Basileu França e a homenagem à professora aposentada pela UFG, Mirza Seabra Toschi, marcaram a abertura do seminário que ocorreu na noite de quarta-feira (30/06), no auditório da Faculdade de Educação da UFG. Na sequência, a professora Patrícia Lupion Torres, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), proferiu a palestra sobre a aprendizagem em rede.

 

Professora da PUC-PR, Patrícia Lupion Torres durante palestra de abertura


De acordo com uma das coordenadoras do evento, a professora Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues, em sua terceira edição, o seminário foi concebido a partir de discussões sobre educação a distância realizadas pelo Grupo de Estudos de Novas Tecnologias e Educação (Gente) da FE/UFG, idealizado por Mirza Seabra Toschi.
As atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelo Gente desde 1995 são uma referência para os estudos sobre a relação entre o uso de novas tecnologias e os processos educacionais.

Professora homenageada Mirza Seabra Toschi, ao lado da professora da UFG Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues


A professora Mirza Toschi aposentou-se pela UFG em 2003 e atualmente é docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e consultora ad hoc da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Recentemente, ela lançou o livro Leitura na tela, da mesmice à inovação, que traz 13 artigos escritos por professores goianos a partir de uma pesquisa realizada em 18 escolas das cidades de Anápolis, São Luiz dos Montes Belos, São Miguel do Araguaia e Inhumas. “Foram mais de 200 horas de observação nos laboratórios de informática das escolas para avaliarmos como o uso de tecnologias pelos jovens pode ser explorado pedagogicamente”, informou Mirza Toschi.


Até o dia 2 de julho, cerca de 250 inscritos acompanharam palestras e as comunicações dos seis grupos de trabalho promovidas pelo seminário.

 

Programação cultural do evento foi marcada pela apresentação do Grupo de Choro do Teatro Escola Basileu França

Fuente: Ascom / UFG