
Evento da Enfermagem debate atualidade da profissão
Por Illa Rachel
Fotos: Vinicius Batista
Atualizar os serviços de cuidados aos pacientes e estudar as constantes modificações do cenário profissional: esses foram os objetivos principais do II Simpósio de Atualidades em Enfermagem, realizado entre os dias 23 e 26/06, no auditório da Faculdade de Direito da UFG e na Faculdade de Enfermagem. Nos dias 23 e 24, um ciclo de palestras foi realizado com profissionais da área debatendo assuntos pertinentes ao cotidiano do enfermeiro, buscando trazer as novidades para, principalmente, os acadêmicos que estavam presentes. No dia 26 serão realizados minicursos dando continuidade aos estudos destes dois dias.
As palestras tratavam de assuntos variados, desde a área de enfermagem obstétrica e neonatal, ou um novo esquema de tratamento para tuberculose, até a segurança do paciente. O olhar atento dos alunos revelava a intenção de absorver o máximo possível de informações e complementar a formação acadêmica. A estudante de mestrado em Doenças Infecciosas, Érica Pereira, achou o simpósio muito bem organizado e destacou a importância de participar deste tipo de evento, no qual o estudante e o profissional podem esclarecer suas dúvidas e se manter atualizados. “Acho que a classe não valoriza eventos como este, o que é um erro, já que é aqui que o profissional tem a oportunidade de aumentar seus conhecimentos”, ressalta a aluna.
Para a professora Ana Elisa Bauer Camargo Silva, um ponto de destaque do evento é o fato de ter sido organizado por estudantes. Para ela, a inciativa dos alunos em buscar o conhecimento e divulgar a profissão é fundamental para uma formação acadêmica enriquecida.
Kelcy Anne Santana e Silva, uma das estudantes da comissão organizadora, explica que a organização do simpósio fica a cargo dos estudantes com a coordenação de um professor. A professora Marinésia Aparecida Prado Palos foi quem deu suporte aos alunos este ano. Ela acredita que, além de manter o profissional atualizado, o evento também procura elevar o prestígio do profissional de Enfermagem.
Desfile
Uma das atrações do II Simpósio de Atualidades em Enfermagem foi o desfile de vestimentas que representam a história da profissão. A ideia do desfile partiu de um professor de Enfermagem da Faculdade Montes Belos, Marcos Antonio de Sousa. Ele explica que o desfile faz parte de um projeto de extensão da Faculdade Montes Belos e está vinculado a uma linha de pesquisa da FENUFG. O objetivo do projeto é envolver os alunos com a história da Enfermagem e uma das maneiras foi a confecção das roupas usadas por este profissional ao longo dos anos. As roupas foram feitas por costureiras da cidade, por mães de alunos e por quem se dispusesse a ajudar no projeto.
O desfile contou a história da Enfermagem ao longo dos séculos, dando destaque para momentos e personagens importantes da profissão. A primeira vestimenta datava do século XIX e retratava as enfermeiras da Santa Casa de Misericórdia na época do Brasil Colônia. Em seguida, foi apresentado a vestimenta de 1870 no Brasil, época marcada pela atuação da enfermeira Ana Nery, considerada a pioneira brasileira da Enfermagem. A terceira vestimenta trouxe o uniforme usado na Escola Alfredo Pinto, em 1890, a primeira escola de Enfermagem do Brasil com o objetivo de formar profissionais para atuar no Hospício Nacional dos Alienados. Em seguida, a turma de Montes Belos trouxe a vestimenta caracteristica das enfermeiras da marinha e aeronautica da Inglaterra na I Guerra Munidal e logo em seguida mostraram a vestimenta da enfermeira do exército no mesmo período.
Em 1918, um surto de gripe nos EUA dizimou milhares de pessoas. O tema da 6a vestimenta foi extatamente a das profissionais que atuavam nos campos de recuperação das vítimas acometidas pela doença. Dando continuidade ao desfile, foi exibido um modelo de uniforme utilizado por enfermeiras de Portugal em 1920 e depois o modelo estadunidense utilizado na II Guerra Mundial.
Um destaque foi para a vestimenta que retratava as enfermeiras brasileiras enviadas para cuidar de soldados durante a II Guerra Mundial. O ícone da época é a major Elza Cansanção Medeiros, uma das primeiras oficiais enfermeiras do Exército Brasileiro. Finalmente, o desfile trouxe a vestimenta atual dos profissionais de Enfermagem, composto de calça branca e jaleco da mesma cor, e terminou com uma singela homeangem dos alunos aos professores.
De acordo com o professor Marcos Antonio de Sousa, todas as roupas utilizadas no desfile foram doadas à UFG para a composiçao do Museu da História da Enfermagem, projeto em andamento na universidade.
资源: Ascom/UFG
类别: Simpósio